quinta-feira, 15 de março de 2012

Tá com pressa? Então experimente...

Sempre gostei de cozinhar. Tento me recordar de quando isso começou na minha vida, mas não sei identificar em que idade isso passou a ser uma realidade para mim. Acredito que desde sempre fui frequentadora da cozinha, já que venho de uma família onde as mulheres são boas cozinheiras. É fascinante perceber como a culinária une gerações. Não há quem goste de cozinhar e não traga desde a infância alguns segredinhos de família. A questão da culinária é um fator tão importante para agregar os membros desse "clã", que tradicionalmente as crianças sempre escrevem uma receita nos cadernos da casa. E como é gostoso ver, já adulta, a minha letrinha infantil, com data e tudo, repassando uma receita que na ocasião em que foi escrita, constituiu uma espécie de passaporte para o "mundo das panelas", além de ser um registro de memória delicioso! Ainda me lembro do dia em que fiz isso, sentada à mesa da cozinha da minha avó escrevendo a caneta com certa dificuldade pela falta de prática.
Minha avó por parte de mãe era excelente confeiteira. Dela, herdei o gosto por fazer bolos, doces e criar "invencionices" culinárias. Ela dizia, magistralmente, que era uma mulher de 7 ofícios e 14 necessidades. Acho que puxei isso dela. Gosto de inventar, ousar, testar - errar - consertar...
Já a minha avó por parte de pai me deu o gosto pelos ingredientes mais sofisticados, pelos sabores contrastantes, pela vontade de conhecer o novo. E até hoje, aos seus 91 anos, ela ainda cozinha bem! E não posso deixar de mencionar a minha mãe, que aprendeu com as duas, mãe e sogra, e me deu oportunidade de experimentar viver nesse universo!
Uma das primeiras receitas de que me recordo é do bolo de chocolate que fazia sucesso entre as amigas da escola. Naquela época suponho que eu estivesse com meus 10 anos. Logo depois disso, através de uma coleção de livrinhos, precisamente uma coleção de escoteiro mirim, eu aprendi a fazer um docinho fácil, fácil, que não leva muito tempo e, por isso, é bom para os apressadinhos de plantão. E é isso que eu repasso agora, para quem quiser começar a se arriscar no maravilhoso mundo da culinária.

Gelatina a Elisabeth

1 pacote de gelatina (sabor de sua preferência)
1/2 xícara de água fervendo
1 e 1/2 xícara de gelo

É muito simples. Dissolva a gelatina na água fervendo. Coloque no liquidificador e bata com o gelo até misturar bem e virar uma espuma. É um processo bem rápido, portanto fique atento! Distribua em tacinhas e coloque na geladeira por apenas 3 minutos. É só comer... mais fácil impossível!

Uma boa pedida para fazer com crianças, dando uma ajudinha, claro, com a água fervendo.
A foto, desta vez, fico devendo!

Até mais.

7 comentários:

  1. Que bacana!!!

    Dá até para fazer com crianças pequenas, nas escolas!
    Agora, pergunta de quem não é íntima da cozinha rs: pode colocar água fervendo no liquidificador? Não explode?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Pat. Sua pergunta é bem pertinente, mas vc não vai colocar a água fervendo no liquidificador. A quantidade de água é pequena e vc vai misturá-la em um potinho com o pó da gelatina. Só isso já vai fazer a água esfriar um pouquinho. Se sentir medo, espere esfriar um pouquinho a mistura antes de colocar no liquidificador, mas não estoura não... fique tranquila. rs...
      Faça a receita que vc vai gostar... até eu que não sou muito fã de gelatina, gosto! Tome cuidado com o tempo que vc vai bater, pq endurece rápido. Se ficar batendo toda vida com o gelo, nem vai sair do liquidificador... kkkk... bjs

      Excluir
  2. Adorei ler...me emocionei!!! Vou correndo agora preparar essa receita para os meninos. Volto logo para continuar "te lendo"!!!! Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... alguns textos, principalmente os que evocam memórias de pessoas queridas tb me emocionam enqto escrevo! Q bom q gostou!
      Fez a receita? Volte pra contar...rs...

      bjs

      Excluir
    2. Deliciosa! Os meninos adoraram!!!!! Tem gostinho de infância! Bjs

      Excluir
  3. Já viu receitas rápidas, mas essa é ultramega rápida. Adorei a sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é ultramega rápido mesmo, Marcela. Faça que vc vai gostar. E pode até ser feita com gelatina light ou diet tb, se preferir se manter no "nosso projeto"... kkkkk... bjs

      Excluir