quinta-feira, 1 de março de 2012

O guerreiro

Martius. O nome do mês que está começando é uma homenagem ao deus da guerra, Marte. No calendário da Roma Antiga este era o primeiro mês do ano. No hemisfério norte isto simbolizava o início da primavera, período em que a fartura e o clima ameno retornavam para a vida cotidiana. Desta forma, era nesse mês que começava a contagem do tempo, o reinício de um ciclo. Julio Cesar foi, então, o responsável pela mudança que conhecemos hoje do ano ser contado a partir de janeiro.
De uma maneira intuitiva ou imposta, o fato é que março mantém a sua altivez. Embora no Brasil estejamos entrando no outono, este mês traz consigo um "quê" de recomeço. Não podemos esquecer que o ano por aqui só engrena após o carnaval, portanto, este é o momento de organizar as coisas, encarar os compromissos com mais seriedade, colocar em ordem o que está fora do lugar.
Março é tempo de plantar. Tempo de investir nas atitudes que darão os frutos quando de seu tempo. Março é aquele período que, apesar do aparente declínio, traz a força de Marte que inspira a luta, permitindo que cada um de nós tenha coragem de jogar fora o que não serve mais e travar, muitas vezes contra si mesmos, intensas batalhas. 
Acredito, aliás, que o sentido da guerra é exatamente aquela força interior que nos leva a mudar os próprios conceitos, os pensamentos cristalizados, as atitudes ultrapassadas. 
Março é mês de gente forte. Gente que sabe que o prazer da conquista é apenas uma generosidade do universo com quem é de luta. 
Março é fim e começo. Marca de modo indelével o início de um ciclo.
Então, espero que este mês de março seja para cada um, tempo de retomar as forças, assim como as árvores que, aos poucos, perdem as folhas buscando concentrar seus esforços para enfrentar os dias difíceis que virão com o inverno. 
Para finalizar, quero deixar registrado, apenas, que este não é um mês de tristeza ou declínio. É tão somente momento para reflexão e ação.

Vamos à luta!

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário