sábado, 17 de março de 2012

Tarsila para todos

Tenho uma paixão declarada pelo Rio de Janeiro. Ontem estive por lá. Apesar do tempo chuvoso que dificulta andar na rua, não pude deixar de visitar um dos meus lugares mais queridos naquela cidade: O Centro Cultural Banco do Brasil ou, simplesmente CCBB.
Sempre que é possível eu dou uma chegada lá. Já tive oportunidade de conhecer muita coisa. Dessa vez, a mostra que me interessava era sobre Tarsila do Amaral.
A exposição é pequena. Suas obras estão distribuidas em apenas 3 salas. O bacana é que o "corte" feito para a escolha do material tem relação com a afetividade, com o caráter estimativo que ele tem a respeito da artista. Portanto a ordem cronológica e a demonstração de suas diversas fases enquanto pintora, não são os aspectos principais. Interessante observar que em pleno mês da mulher, uma exposição sobre uma de nossas mais ilustres representantes, se preocupa muito mais com  a questão feminina que envolveu Tarsila do que, propriamente, sua versão artista. Ainda aparecem na coletânea alguns manuscritos, esboços, fotografias e, claro, textos escritos por seu amado Oswald. São registros de viagens, das impressões que ela tinha da vida, de pessoas importantes que passaram por sua existência. Tudo bem que o "Abaporu" não está a mostra, mas seu traço bem definido e suas cores marcantes presentes todo o tempo tornam suas obras um convite à apreciação. São esteticamente impressionantes os quadros!
A exposição é gratuita e uma das coisas mais bacanas em situações como essa é a democratização da cultura. É um brinde aos olhos ver os grupos de idosos, de crianças, de pessoas de todas as classes sociais e interesses que se dispõem a ir até lá conhecer algo que pode enriquecer um dia como outro qualquer.
E ainda falando sobre enriquecer o dia, tive um bônus durante a minha visita. Ao mesmo tempo que eu, um grupo de adultos com necessidades especiais (muitos deles com visível déficit cognitivo) visitou a exposição... com uma atenção, educação e sensibilidade dignas de aplauso. Isso é apenas uma prova de que a arte e a cultura são capazes de atingir a todos... sem distinção!
Cartaz da Exposição


Ps.: Quem tiver interesse em saber um pouquinho mais sobre a mostra, acesse:
http://www.bb.com.br/portalbb/page508,128,10158,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9894

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Nossa! Valeu a pena esperar este post, querida!
    Adorei! Vc trouxe um olhar muito bacana sobre Tarsila... Quando penso nela, na sua história, no seu trabalho, na sua relação com Oswald de Andrade, penso em afetividade... Tudo o que dá certo em nossas vidas envolve o afeto... Com ela, não foi diferente. E muito me agrada saber que existe uma exposição que partiu desta perspectiva!
    Pelo seu relato, acho até que vou antes do que planejava!!!

    Sobre a democracia que envolve a exposição... Rio, né? Lá, os espaços (não todos) são bem democráticos, próprios de uma metrópole. Assim, como vc, aquela cidade já me ganhou faz tempo. Por lá, as coisas acontecem!

    Beijocas!

    ResponderExcluir