quarta-feira, 14 de março de 2012

Terremotos...

Ainda esta semana falava com meus alunos sobre o processo de equilibração. Falava sobre a necessária adaptação do cérebro às novas informações e consequentes alterações sofridas (e promovidas!) por ele para se "reinventar". Adaptar-se ao novo não é tarefa fácil. Exige uma dose de desprendimento, de "abandono" dos padrões estabelecidos para então receber o que está por vir. Porém, ao mesmo tempo, precisa dos padrões que já possui para agregar tais estímulos, já que fazemos associações na tentativa de estabelecer relações. É complexo!
O exercício de agregar e criar novos conceitos torna-se essencial à medida que a vida muda o tempo todo. Frequentemente buscamos estabilidade. Entretanto, os terremotos são mais recorrentes do que os períodos de calmaria.
Dentre as  minhas frases favoritas, uma que sem dúvida se aplica a este momento é aquela que diz  mais ou menos assim: Quando penso que sei todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas!
Como é difícil permanecer na zona de conforto. Como é difícil compreender, por outro lado, quando alguém vem e nos tira de lá. A vontade que dá é fugir daquilo que causa incômodo, porém se a gente não se permite experimentar os altos e baixos, é como se passássemos pela vida sem vivê-la. E mais: no caso de um terremoto, não há nada que se possa fazer para evitá-lo. Há apenas a possibilidade de se preparar para quando ele for acontecer, criando pilares que sejam seguros, porém flexíveis.
Mas a vida é assim. Quando as coisas estão muito confortáveis não nos damos sequer o direito de pensar nela sob um ângulo diferente. Os terremotos servem para isso! Servem para nos mostrar que uma certa dose de instabilidade é necessária para que a gente aprenda a lidar com as crises. Funcionam, mais ou menos, como um exercício de salvamento, daquelas simulações que a gente vê acontecer na cidade de vez em quando. Servem para que a gente possa se testar, ensaiar reações, projetar situações desconfortáveis e escolher a melhor maneira de lidar quando for para valer!

Não é fácil e não é agradável sentir os efeitos de um terremoto, mas sobrevivendo a ele, não há como não se fortalecer após a sua passagem!

Até.

9 comentários:

  1. Pois é, costumava dizer que era no caos que eu me reinventava... Se pararmos para pensar, é por aí... O desiquilíbrio, a mudança, o estado de desconforto temporário nos revela tal como somos, revela um "eu" que nem sempre sabemos que existe...
    É bacana, depois da tempestade, olhar pra trás e perceber o quanto esses "terremotos" são necessários! E que fugir deles pode ser um ato falho... Enfrentá-lo sempre será um desafio... Mas, sem desafios a vida se torna tão morna...

    Adorei o texto! Vc continua arrasando!!!!

    Beijocas da seguidora número!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Acho que esse negócio de terremoto está por aí... no ar... estamos todos no mesmo barco... a deriva! rs...
      Ainda bem que o terremoto não dura pra sempre! Logo vem a calmaria... bjs

      Excluir
  2. xii foi tudo embora, vamos again

    equilibraçao nao conheço
    q tal aqueleabraçao ou milbeijos

    mas to escrevendo p saber se vc recebeu algum dos dois convites q mandei p prox sabado17 no seu primeiraletraeultimonome@... qq duvida fala c irmaos. please responde no meu yahoo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi tudo embora o q? Vou verificar o convite. Esse e-mail que vc usou é o meu secundário. Na resposta eu vou te mandar o novo.
      bj

      Excluir
  3. Pois é Cris, adaptar-se ao novo não é tarefa fácil.
    Sinceramente....achei que esse texto serviu pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada pode ser mais gratificante para quem escreve do que saber que o seu texto serviu direitinho para a "fala" de alguém. Como disse ali em cima, acho que esse terremoto está no ar, pegando todo mundo... que a gnt saia mais forte disso td. Boa sorte, amiga! bjs

      Excluir
  4. Também me abalei com o seu terremoto!!!! Vc não imagina como minha cabeça ficou até poder conversar direitinho com vc...coisas da vida! Se não for para nos fortalecer, sinceramente fica muuuito difícil sobreviver a eles, porque é realmente muito ruim. Outro terremoto também passou por mim naquele mesmo dia...aff! Achei que não fosse dar conta, mas graças a Deus e com muita iluminação do Espirito Santo, consegui sair dele ilesa! Conversarei sobre ele com vc, depois, com tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora quem ficou abalada fui eu. Espero que esteja tudo bem.
      Sobre o meu terremoto, digamos que a minha cidade ainda não foi totalmente reconstruída, e ainda vai levar um tempo pra isso, mas apesar dele ter sido muito sentido, depois descobri que a intensidade do tremor era baixa. A vida segue e eu já me sinto mais forte depois desse "abalo sísmico"... rs... bjs

      Excluir