segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quem quer pão?

Como eu já disse, eu tenho uma relação estreita com a culinária. Há quem me diga que é muito trabalhoso e emenda com um "passo na loja e compro!"... mas a questão é que cozinhar, para mim, é mais do que preparar uma comida. É uma ligação direta com a capacidade de criar... acho que eu nasci pra isso: criar coisas, inventar! Por isso resolvi postar mais uma receitinha. Desta vez, uma receita que eu aprendi com uma amiga muito querida, a Lauren. É um pão judaico, usado nas cerimônias feitas pelos judeus todas as sextas-feiras, quando eles param todas as atividades ao por-do-sol e só as retomam no fim do sábado. É um pão "sagrado" e como eu não sou judia, e portanto não faço a oração que eles fazem enquanto o preparam, eu dedico as minhas melhores intenções enquanto misturo os ingredientes. Independente disso tudo, é uma delícia e vale a pena experimentar. Não é difícil de fazer.

Challah - Pão Judaico
Challah
(Lê-se Ralá, ou algo do tipo!)

1 envelope de fermento biológico seco (10g)
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo/manteiga*
1 1/2 colheres de chá de sal
3 1/2 a 4 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
1 ovo
(manteiga*, ovo, açúcar e canela extras para polvilhar)

Misture o fermento, a água morna e a colher de sopa de açúcar. Deixe ativar (para quem nunca fez pão, o fermento começa a crescer e fica esponjoso). Adicione os outros ingredientes. Por último vá adicionando a farinha, uma xícara de cada vez. Misture inicialmente com uma colher. Quando perceber que já tem consistência suficiente para colocar a mão, jogue um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e continue amassando o pão. Vá acrescentando farinha aos pouquinhos até a massa desgrudar das mãos. Cuidado para não colocar muita farinha, pois a massa pode ficar pesada! Continue amassando até que a massa fique lisa e uniforme. Deixe descansar de 2 a 3 horas em um local aquecido. Dica: Embrulhe a vasilha onde a massa estiver com toalhas de mesa e coloque-a sobre uma panela com água aquecida. A massa vai aumentar bastante de tamanho. Quando mexer nela, naturalmente vai murchar. (É assim mesmo!) Abra a massa com um rolo, pincele manteiga derretida. Enrole novamente, faça rolinhos e trance. Unte uma assadeira e coloque as tranças. Dê bastante espaço entre elas porque elas crescerão bastante dentro do forno. Pincele gema sobre os pães e asse em forno pré-aquecido em temperatura média, aproximadamente por 25 minutos, até que fiquem dourados. Uma outra opção é ao invés de trançar os pães, quando abri-los, colocar açúcar e canela sobre a manteiga pincelada e enrolar como um rocambole. Sobre o pão, pincelar a gema e polvilhar também com açúcar e canela. Assar como na outra versão.

Enroladinho com açúcar e canela
* Os judeus ortodoxos não misturam carne com leite na mesma refeição. Como este pão é feito para acompanhar qualquer refeição, eles nunca utilizam manteiga para fazê-lo. Na sua versão original ele é feito com óleo e margarina. Você escolhe, portanto, o que prefere usar.

Experimente!

A gente se vê...

9 comentários:

  1. Cris, adorei o blog. Tá msm a sua cara. Esse, acho que é o momento perfeito para mostrar suas idéias e contar suas histórias, por td que está vivendo e por td acontecer ctg de uma forma tão natural e inesperada que fluem como se tivessem sido planejadas. E td que vem de vc tem um astral muito bom. Continue assim de bem com a vida e amando viver. E olha q engraçado,dá prá acreditar? Me deu vontade de fazer o pão,rsrs. Como vc sempre tem muito para compartilhar e nos vemos muito pouco, serei uma visitante diária. Bj!!!! Marcinha

    ResponderExcluir
  2. Hum... hum... hum...

    Este pão parece ser uma delícia. Vou tentar fazer a versão que leva açúcar e canela (amo).

    Ah... Não sei se você já explicou por aqui, mas vou revelar:
    Gente as imagens das receitas são da Kika. Ela prepara e fotografa. Não é propaganda enganosa (rsrsrs)

    bjsss, Cris (Kika, Kiki...)

    Bruna Braga

    ResponderExcluir
  3. Bruna, faça o de canela sim, mas reserve um pouco de massa para fazer a trança também... para você que gosta de café (como eu!) vale a pena. E sim! Este pão da foto fui eu que fiz! E fiz exatamente para postar no blog, afinal, a dica tem que funcionar... sempre! rs...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. To sentindo cheiro de pão. ...uma coisa. Adorei!!!! Vou fazer logo! Tudo com uma boa historinha por tras fica mais incrivel né? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Sandra, são as histórias que trazem sentido às coisas da vida! Faça o pão sim.. é bom demais! Pena que não rende muito. Se tiver plateia, dobre a receita!
      bjs

      Excluir
    2. Ahhh...o cheiro de pão atrai a platéia necessária. Nao é a toa que Jesus dividiu o pão. É o alimento mais lindo que há.

      Excluir
    3. pois então dobre ou triplique a receita... ele rende pouco e é bom demais!!!!

      Excluir
  5. Ai meu Deus!!! Com canela e açúcar? !!!!
    Walll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é a forma mais espetacular dele!!! Tudo de bom...

      Excluir