terça-feira, 22 de novembro de 2011

Você tem fome de quê?

É... Buenos Aires entrou pra valer na minha lista de cidades preferidas... tudo bem que há muito por conhecer, mas não sou propriamente uma iniciante em viagens... como curiosa que sou (há séculos atrás tive um blog chamado Alma de Pandora, mas não fui perseverante... isso é papo pra outra hora!) gosto de buscar coisas que sejam locais, turísticas ou não, para conhecer as peculiaridades.
Então, voltando ao assunto...
Fui apresentada às empanadas portenhas. Ah! Antes de mais nada, devo comentar que sou apaixonada por cozinha. Gosto de testar receitas, experimentar, transformar coisas que não deram muito certo em receitas novas e tal. Muito bem! Voltei de Buenos Aires com a ideia de reproduzir em terras brasileiras o pastelzinho mais famoso daquelas bandas. E fiz! Busquei na internet uma receita (achei várias, claro!) e resolvi testar a que eu considerei mais "convidativa". Vou reproduzi-la aqui, pois ficou beeeem gostosa.

EMPANADAS

1 kg de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal (não muito gelada para não ficar dura demais)
1 colher de sopa de sal (eu coloquei só 1 de sobremesa)
Água morna até dar ponto

Misture a farinha com o sal e a manteiga. Mexa com as pontas dos dedos para virar uma farofa. Em seguida, faça um buraco na mistura e vá colocando a água. (Eu usei mais ou menos um copo e meio daqueles de requeijão, mas vale a pena ir colocando aos poucos para não errar). A massa fica meio elástica, macia, mas não muito leve. Deixe descansar. Não é obrigatório, mas a massa abre melhor se ficar na geladeira, dentro de um saco plástico ou vasilha tampada, de um dia para o outro. Depois disso é só abrir a massa, cortar em círculo para fazer os pasteis, rechear e umedecer a borda para poder fechar. Pincelar com gema para ficar bonito. Dica preciosa: é importante dobrar as bordas pois eles abrem no forno se não fizer isso! Assar em forno pré-aquecido até dourar. Mais ou menos 20 minutos. Rende aproximadamente 30 pasteis desses da foto.

O recheio original é de carne picadinha (não é moída!), ovo cozido e azeitona para quem gostar. Mas a gente também encontra de queijo com presunto, queijo com cebola, frango. Vale a criatividade! Aí vai a foto das minhas.

 Aí estão! E ficaram boas, viu?
Crocantes, macias e muito gostosas. Não é porque foram feitas por mim não, mas vale a pena tentar. É fácil, fácil!

Até mais!

2 comentários:

  1. Bem ainda não coloquei a receita em prática, mas devo dizer que já estou com água na boca! Não vejo a hora de colocar a mão na massa.
    Só espero que o fogão não exploda.(risos)
    Juju

    ResponderExcluir
  2. kkkkk... ah Juliana, só você... sei por aí que você cozinha muito bem!!! rs

    ResponderExcluir