quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mercado San Telmo

Este é sem dúvida, dos lugares que eu visitei, o mais incrível de Buenos Aires. No dicionário, a definição é:
Incrível - 1 Que não se pode acreditar, que não merece crédito. 2 Extraordinário, inexplicável. 3 Excêntrico, singular. sm O que é difícil de acreditar.
Tirando a primeira explicação, acho que todas as outras se aplicam a aquele lugar! A propaganda vende a ideia de um mercado de antiguidades, porém o que se encontra é muito mais que isso. A cada esquina uma novidade. Como qualquer comércio de rua, "quase tudo" é permitido. E é isso que torna San Telmo um espaço singular.
Saindo de La Boca, o bairro onde encontramos as casinhas coloridas do Caminito e o estádio do Boca Juniors - La Bombonera -, tomamos um táxi para ir a San Telmo. Em determinado ponto, o motorista nos avisou que dali em diante só seguiríamos à pé. Como qualquer pessoa em terra estranha, busquei uma referência do que eu já conhecia. Se tivesse que comparar a um lugar, eu diria que lembra a Lapa carioca. Talvez pela diversidade de atrações, talvez pela arquitetura antiga... não sei!
A chegada é meio "tímida". Passamos por um lugar estranho, uma rua não muito cheia, um viaduto meio esquisitão... seguimos andando para descobrir o que de tão interessante haveria por ali. A sensação que dá é que você entra em um "universo paralelo". Você vai se sentindo absorvido por um misto de cores , sons e formas tão vibrantes que em pouco tempo se perde a noção do que é real. A rua é muito extensa. Os olhos perdem o limite. O "mercado" oferece de tudo um pouco. São quadros, caricaturas, roupas, antiguidades, bijouterias, souvernirs... em meio a tudo isso, do nada, você encontra várias performances. Pessoas que se utilizam da arte - nas suas mais variadas formas -  para ganhar a vida. A impressão que se tem é a de que todas as pessoas que habitam aquela cidade se deslocam para San Telmo no domingo de manhã. 

Funcionam de verdade!
Vende-se de tudo um pouco! Equipamentos bem antigos, mas que funcionam de verdade. Eu me recordo de, quando passei por esta banca, ver uma menina escolhendo qual modelo de Polaroid ela levaria; a tradicional ou uma mais "moderninha" (leia-se como moderninha algo do tipo 1988). Em frente a esta banca, encontrei uma outra de saias de tecido, muito lindinhas, por sinal! (tive que comprar uma, claro! Custavam o equivalente a R$20,00. Há como resistir? Definitivamente não!).



Aí, quando você pensa que já viu de tudo, começam os artistas de rua... cada um com sua ideia, umas bem malucas, mas todas muito divertidas.  
Marionetes
Os shows acontecem o tempo todo. Tem de ilusionismo a apresentação de Tango. Mas o mais curioso da feira são os "stands" de personagens. São pessoas vestidas com fantasias diversas para que o turista pague para fotografar. Quem nunca viu não tem noção do que eu estou falando. Há reis, rainhas, homens das cavernas, guerreiros, princesas... mas o mais engraçado disso é que eles se vestem assim, mas não incorporam o personagem, então, você passa nas barracas e tem gente almoçando, outros fumando (nota: os argentinos fumam absurdamente!!!), o que torna o cenário ainda mais surreal.

Estátuas vivas lá tem aos montes. Essa febre é mundial! Eles aparecem nas mais diversas formas, mas a "bricandeira" é a mesma de todos os lugares. Pagou, mexeu! O resto é fantasia...
Andamos, andamos, andamos... (é bom ir com um calçado bem confortável! Eu segui a dica, mas mesmo assim, machuquei o pé e apelei para as havaianas... e leve as suas daqui, pois lá são bem carinhas... cerca de R$30,00 para as mais basiquinhas!)

Quando já estávamos cansados de andar por lá, ouvimos ao longe uma música e seguimos atrás dela. Em uma rua paralela, encontramos um "alento" em meio a tanta confusão...

Música de qualidade para um público que, muitas vezes nem se dá conta de tantos estímulos e apelos visuais, táteis, auditivos, olfativos e também para o paladar, porque a cada esquina encontramos ainda os vendedores de empanadas...

San Telmo é assim... uma verdadeira festa para os sentidos!

Ps.: Queria poder passar o próximo domingo lá... mas agora, só em pensamento!

Vale a intenção...

Até!

3 comentários:

  1. Este lugar existe?????
    Adorei saber disso!!! Pelo relato, também me fez pensar na Lapa... Mas, a Lapa me atrai pela sua diversidade boemia. A Lapa, durante o dia, parece quarta-feira de cinzas.
    San Telmo me pareceu um encantamento só! Uma mistura imaginária que se materializa sutilmente. Gostei das cores, das câmeras antigas, das marionetes (ah... marionetes...), das relações, das pessoas! E isso, porque foi dito, porque vi imagens! Imagina o que não foi falado!
    Um lugar que certamente, vale à pena ser conhecido! E vou me lembrar disso!

    Parabéns, pelo blog! Sabia que daria nisso! Sabia desde sempre!!!
    Tenho ainda alguns posts para comentar!
    Até breve!

    ResponderExcluir
  2. Eu também amei esse lugar! Foi uns dos primeiros passeios que fiz em Buenos Aires. Ganhei um anel lindo do meu marido, comprado numa das barracas, já que estávamos comemorando 20 anos de namoro. É mágico! Ah! Adorei a dica das Havaianas. Digo isso para todos que viajam... não há nada melhor! Quando a gente anda muito, eu dou meu reino por uma Havaiana!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Claudia... San Telmo é mesmo um encanto! Um lugar acima do bem e do mal... e sim, as havaianas são fun-da-men-tais... eu recomendo, sempre! rs
    bjs e apareça!

    ResponderExcluir