quinta-feira, 26 de abril de 2012

Versos controversos...

Se eu fosse uma cantora, certamente seria do estilo Maísa: densa, dramática, intensa. Tenho uma tendência a gostar daquelas músicas que são profundas na melodia e, se possível, na letra. Aliás, voltando à questão de ser uma cantora, há quem não saiba que eu cantava quando pequena. Na verdade, na adolescência também, porém  por menos tempo. Eu fazia parte de um coral espetacular! E nem digo isso porque fiz parte dele, mas por ser verdade mesmo. Isso fez com que eu gostasse de melodias elaboradas, com muitos "sobe e desces", exigindo alguma habilidade para cantar. Não posso dizer que sou exímia cantora. Apenas gosto! E isso basta.
Sendo assim, divido as músicas em dois grupos, basicamente: as que eu gosto e as que eu não gosto de cantar.
Hoje, no carro, ouvi uma dessa músicas. Do primeiro grupo. Ela nem é das mais conhecidas, mas todas as vezes que escuto, sempre no último volume, me inspiro a cantar. A música, em questão, chama "É mágoa", da Ana Carolina. A letra eu repasso abaixo. O cd é o "Estampado". Mas uma advertência: Não ouça se estiver triste sobretudo por alguma relação que acabou. As consequências podem ser dramáticas... Aliás, só me permito ouvir músicas desse tipo se eu estiver muito bem, obrigada! Caso contrário, as músicas alegres, dançantes e que trazem um astral bom são as melhores companheiras, porque de triste já basta o meu momento. Para que piorar ainda mais?
Bem, como eu prometi, então, vai a letra da música que eu falei: Pesada, forte, e por que não dizer, melodramática! A-DO-RO!

É Mágoa

É mágoa
Já vou dizendo de antemão
Se eu encontrar com você
Tô com três pedras na mão
Eu só queria distância da nossa distância
Saí por aí procurando uma contramão

Acabei chegando na sua rua
Na dúvida qual era a sua janela
Lembrei que era pra cada um ficar na sua
Mas é que até a minha solidão tava na dela

Atirei uma pedra na sua janela
E logo correndo me arrependi
Foi o medo de te acertar
Mas era pra te acertar
E disso eu quase me esqueci

Atirei outra pedra na sua janela
Uma que não fez o menor ruído
Não quebrou, não rachou, não deu em nada
E eu pensei: talvez você tenha me esquecido

Eu só não consegui foi te acertar o coração
Porque eu já era o alvo
De tanto que eu tinha sofrido
Aí nem precisava mais de pedra
Minha raiva quase transpassa
A espessura do seu vidro

É mágoa
O que eu choro é água com sal
Se der um vento é maremoto
Se eu for embora não sou mais eu
Água de torneira não volta
E eu vou embora
Adeus


Ai ai... essa é uma daquelas músicas que tiram o fôlego de tanto que pesam. De tanto que dizem mesmo sem dizer. De tanto que mexem com as estruturas... ainda que a história contada nada tenha a ver com quem a escuta. É uma melodia que toca no fundo do estômago. Concordo que esta é uma definição estranha, mas me diga depois de ouvir, se as notas dessa canção não vão direto "ao ponto"?
Entretanto, após soltar a voz nos seus versos, não há como não se sentir mais leve. É como se pressionando as mãos sobre o peito, de tão apertado, ele se sentisse mais inteiro depois de solto. A sensação é difícil de descrever, mas impossível não identificá-la.

Escute.
Sinta.
Renove-se.

Até!

2 comentários:

  1. Também gosto desse tipo de música... são densas, bem reais mesmo. Tem uma que adoro...
    Mentiras
    Adriana Calcanhotto

    Nada ficou no lugar
    Eu quero quebrar essas xícaras
    Eu vou enganar o diabo
    Eu quero acordar sua família...

    Eu vou escrever no seu muro
    E violentar o seu rosto
    Eu quero roubar no seu jogo
    Eu já arranhei os seus discos...

    Que é pra ver se você volta,
    Que é pra ver se você vem,
    Que é pra ver se você olha,
    Pra mim...

    Nada ficou no lugar
    Eu quero entregar suas mentiras
    Eu vou invadir sua aula
    Queria falar sua língua...

    Eu vou publicar os seus segredos
    Eu vou mergulhar sua guia
    Eu vou derramar nos seus planos
    O resto da minha alegria...

    Que é pra ver se você volta,
    Que é pra ver se você vem,
    Que é pra ver se você olha,
    Pra mim...(2x)

    Graças a Deus , nada a ver com nosso momento , né amiga? bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo, amiga!!! Eu tb adoro essa música... é td de bom... inclusive pra cantar....rs... bjs (ainda bem q estamos em outra! rs)

      Excluir