domingo, 16 de setembro de 2012

Brilho nos olhos

O que faz seu olho brilhar? O meu, (ah!) muitas coisas... dias de sol, como o de hoje, que mais uma vez reuniu, em torno do objetivo de chegar até o fim, muitas pessoas naquele Rio de Janeiro que se mostrou mais uma vez exuberante com seu inconfundível céu azul. Hoje aquele azul desceu ao chão e se espalhou pelas camisas que cobriam o asfalto do mesmo tom do céu. O calor era cruel e cruzar a linha de chegada se mostrou um desafio ainda maior. Mas a sensação de superação ao término compensa qualquer sacrifício. Parece que todas as células do seu corpo, então exausto, celebram aquele momento.
Igualmente me faz brilhar os olhos o desejo de felicidade explícita das pessoas que riem gratuita e generosamente por tudo, e por nada. O sorriso abre portas, desfaz incômodos, aproxima. Aquele que sorri, em geral, tem em volta de si as melhores pessoas. Quem ri com frequência atrai a felicidade alheia e alimenta a sua própria. É uma corrente de boas coisas!
O amor também faz meus olhos brilharem. Talvez eu esteja em uma fase muito romântica e isso, particularmente me encante, mas mesmo antes disso eu já admirava o amor genuíno, íntegro, completo. O amor que supera, aceita, conforta. O amor que brinca, que só de olhar se sabe verdadeiro. Sempre admirei os casais que conseguem enxergar as dificuldades, as discrepâncias e ainda assim - e apesar disso! - decidem assumir a empreitada de viver uma vida juntos.
Meus olhos brilham pela contemplação! Não há como observar uma situação qualquer sem a contemplação.  É como destacar a imagem da sua realidade, congelá-la por um momento. Como se tudo ficasse em câmera lenta por um instante! A contemplação é um andar na contramão da pressa! É um recusar-se a entrar no turbilhão de acontecimentos sem sentido à sua volta.
Em tempos de primavera, as flores também fazem brilhar os meus olhos. Suas cores, tamanhos, formas e delicadeza sublime, trazem a sensação de que a vida realmente se renova. Até o cheiro do ar fica diferente. Embora saibamos que os aromas são percebidos pelo nariz, o cheiro da primavera é acompanhado de tantos outros sentidos... adoro passar em frente a algum jardim florido nesta época do ano para admirar a luz do sol por entre as folhas das árvores, as borboletas que voam tão alegrinhas, e a trilha sonora garantida por pássaros que exibem felizes o canto que embala paisagens como essa. 
Cada pessoa sabe o que faz os olhos brilharem. O importante disso é não permitir que a correria do cotidiano nos roube a possibilidade de ter estes momentos. Dar um passeio rápido,  ter um encontro com amigos, dar uma bela olhada no espelho, comprar uma roupa nova, ver uma criança pequena correndo, ganhar um beijo inesperado... vale qualquer coisa que te faça feliz! Só não vale arrumar desculpa para não viver estas experiências, afinal elas são o combustível da vida.  Um minuto de brilho nos olhos vale por muitos dias de uma felicidade autêntica. Uma felicidade simples, franca, ingênua... como ela deve ser!

Até mais!

6 comentários:

  1. Crissss, cada dia você escreve mais lindo!
    A D O R E I. Beijos Karina Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Karina!!! Obrigada... Desejo que vc tenha muitos motivos pra fazer seus olhos brilharem! bjs

      Excluir
  2. Lindooooooo texto prof, ameeei.Beijos Ana Letícia (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Letícia... vc como sempre uma fofa!!! Obrigada pelo comentário e pelo carinho de vir aqui.. bjs

      Excluir