quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hoje é dia de...?

Na escola comemoram-se as  datas mais importantes. Dia desses na semana da Pátria, minha mãe, que é professora aposentada, me perguntou se a minha escola iria desfilar. Ao obter uma resposta negativa ela emendou com um "Ah sim! Só se faz comemoração interna!". Achei a colocação meio absurda, uma vez que, para mim, não faz muito sentido comemorar estas coisas. Tudo bem, sou naturalmente avessa ao sistema. Sou contra a maioria das coisas deliberadamente instituídas. Resumindo: não sirvo de parâmetro! Mas foi a partir desta colocação é que me dei conta de que, quando pequena, apesar de não desfilar havia comemoração destas datas cívicas na minha escola. E eu gostava! Depois eu cresci e diante de tantos absurdos, achei que nada disso fazia mais sentido. 
Certa vez, em um filme, vi alguém perguntar a um escritor o que é necessário para escrever. A resposta foi: "Viva! Saia por aí e veja a vida!". É preciso material para escrever. Se você não tem o que dizer, não tem porque dizê-lo! Por que eu estou falando tudo isso? Simples. Porque estou sempre vasculhando, aqui e ali, assuntos para desenvolver aqui no blog. Às vezes eles surgem espontaneamente. Às vezes não. Digamos que hoje tenha sido um exemplo deste segundo caso. Saí à procura de um assunto sobre o qual gostaria de falar. Pensei em falar sobre o excesso de "datas comemorativas" que encontramos no nosso calendário. Encontrei algumas coisas tão absurdas, que me lembrei do "absurdo" do 07 de setembro, misturei tudo e cá estamos! Voilà...
Voltando ao assunto "dia de hoje", você tem ideia dos fatos comemorados neste 12 de setembro? (Cultura inútil purinha...)
Dia da América Latina - Alguém sabia disso? Existe alguma comemoração especial por isso? Foi divulgado na mídia que hoje, e não os outros 364 dias do ano, se celebra a América Latina? Tem gente que não sabe nem o que ela é!
Hoje também é o dia do trator e da seresta. Quem tem menos de 30 anos não sabe nem o que é seresta. E a maior parte das pessoas nunca viu um trator ao vivo. Será que no campo os tratores ficam parados hoje? Tipo um feriado?
Para quem está pensando em agradecer aos céus ou pedir uma graça, pode recorrer hoje a Santa Maria Vitória Fornari, pois hoje é o seu dia. Com toda sinceridade, respeito o credo de cada um e eu mesma tenho os meus santos de devoção, mas alguém conhece um único devoto desta santa? De qual região do planeta será que ela vem? 
E para finalizar as comemorações deste dia que já está quase acabando, a melhor de todas: 12 de setembro é o dia das segundas intenções. Surreal! Quem será que inventou uma coisa dessas? Certamente alguém muito criativo, ou que estava com "segundas intenções" para cima de alguém e resolveu jogar esta desculpa para ver se colava. Pelo sim, pelo não, a história pegou! Tanto que virou data comemorativa. Só gostaria de saber de quais intenções estão falando...
Com tudo isso, prefiro ficar com as minhas datas. Aquelas que tornam a minha vida significativa. O primeiro beijo, a formatura, aquele jantar romântico, a mudança de casa, o primeiro trabalho ou a viagem dos sonhos. Não precisam ser comemoradas, lembradas pelos outros, ou mesmo presenteadas. Preciso apenas não esquecer que são estas datas que fazem hoje eu ser a pessoa que eu sou. 

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário