sábado, 1 de setembro de 2012

Quem bate? É setembro...

Acabou o ano! Não, eu  não estou enlouquecendo. Você já observou como o fim do ano chega rápido depois que nos despedimos do mês de agosto? Pois passe a reparar! Ainda mais agora que parece que a Terra está girando mais rápido e contribuindo para a nossa percepção de que o dia passou das habituais 24 horas para bem menos.
Entretanto estou aqui para relembrar que Setembro está mostrando a carinha. Este mês sempre me trouxe uma boa sensação. É aquele período em que os dias, como um todo, ficam mais coloridos. O vento já não é mais cortante. Traz com ele um calorzinho que ajuda a derreter o gelo de cada um. O céu, bastante azul, reflete a esperança dos tempos de renovação. 
Setembro é tradicionalmente o sétimo mês, pelo calendário romano que se iniciava em março. Para nós do hemisfério sul, marca o início da primavera e do renascimento, mas nos lugares onde agora é outono, há também comemoração como a colheita, a fartura e a conclusão do trabalho. 
A nossa primavera torna as cidades mais bonitas, as cores preenchem os espaços, a luz azulada e difusa do inverno ganha um colorido alaranjado típico dos dias quentes e ensolarados. Dá uma vontade de sair à vida, conhecer pessoas e lugares, caprichar mais no visual. Dá vontade de mudar, de rever os hábitos, de começar novos projetos. A primavera enche os olhos de quem passa nas ruas ornadas com belas árvores e suas copas frondosas. E ainda tem as flores... ah! As flores. Quantas cores elas podem ter? Quantos perfumes e texturas elas contêm? Pena que elas não durem muito. As flores duram apenas o tempo da contemplação. Se perdemos o instante em que elas desabrocham, sobra muito pouco. A importância de sua beleza é proporcional à sua durabilidade. Apenas os olhares atentos são capazes de percebê-las. Talvez por isso elas tenham uma vida tão curta... para selecionar as pessoas que merecem admirá-las. Um piscar de olhos separa estes dois tipos de pessoas: as que percebem a vida em sua plenitude e as que apenas passam por ela. 
Setembro é um mês de alegria, de belas paisagens, de passeios ao ar livre. Não está frio, nem quente demais. Não chove muito ao mesmo tempo que os dias começam a ficar mais longos. As noites têm uma brisa agradável e a lua, grande e iluminada, torna tudo mais bonito e cuidadosamente planejado para um momento especial.
Neste mês tente não se deixar levar pela aceleração que torna os nossos dias tão confusos. Pare um instante para admirar a beleza das coisas simples, o passar despretensioso do tempo, o fazer nada em um jardim florido. Visite bosques, parques, praças, veja a festa barulhenta dos pássaros e o voo silencioso das borboletas. Ouça, sinta, veja. Use seus sentidos para descobrir que a vida se renova a cada dia.


Deixe a primavera fazer parte de você!

Até breve.


4 comentários:

  1. Ameeeei o texto novo prof (: beeijos -Ana Letícia.

    ResponderExcluir
  2. Ai...setembro é realmente uma delicia!!!! Acho que quando me aposentar, escolherei esse mês para tirar minhas férias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... acho ótimo! Vou tirar minhas férias de aposentada neste período tb pra curtir contigo! kkkk

      Excluir