domingo, 23 de setembro de 2012

Vento de mudança

Concordo! Eu não sou uma pessoa propriamente difícil de emocionar. Aliás, gostaria de ser mais "durona" um pouco. E olha que há quem acredite que eu sou uma rocha... deixa que pense! Melhor assim.
Sou do tipo que chora por qualquer coisa e disso eu até já falei aqui no blog. Pois neste domingo estava eu pensando em escrever sobre isso quando comecei a buscar coisas que pudessem me emocionar, quando me lembrei desta música, que antes de continuarmos esta conversa, eu sugiro, ou melhor, eu exijo que você veja (e ouça atentamente)... até o fim!

Então? Não é de arrepiar? Conheço esta música há muito tempo, porém ela só passou a fazer parte de mim após ter ouvido esta versão, de uma forma muito despretensiosa, em um lugar igualmente improvável! E de lá para cá, lanço mão de ouvi-la sempre que me sinto procurando um rumo. 
Tive uma educação musical e, talvez, isso me torne mais sensível para perceber sonoridades, mas como a música é uma linguagem universal, não é preciso ter qualquer conhecimento na área para se sentir verdadeiramente tocado por ela. Eu me emociono tanto que chego a chorar quase todas as vezes que a escuto. E ao contrário do se possa imaginar, o choro não é por uma tristeza ou uma melancolia qualquer, mas por uma reação orgânica mesmo. O "sobe e desce" das notas da sua melodia me faz ter esta reação. E, sinceramente, acho que se você se deixar levar por ela, sentirá vontade de chorar também!
Não fosse o bastante, a letra, cujo título já denota (Wind of change - Vento de mudança), fala de mudanças,  de esperança, de sonhos, de uma nova vida. Fala do fim de uma guerra, de soldados e de todas as boas expectativas que qualquer pessoa que tenha passado por situação semelhante deseja. Uma guerra diferente de outras, mas não menos sacrificante. Adoro a forma como o assobio representa este vento e de que maneira o som da orquestra nos envolve. Gosto de ver a imediata reação da plateia, e quase sinto inveja por não poder estar lá. Fico agradecida por este momento ter sido filmado e me transporto para a Moscou falada na música. Sinto o vento da noite misturado com o estranhamento que os novos tempos trazem. Independente da mensagem contida, me impressiona, particularmente as oscilações na intensidade da interpretação que é dada e da impressionante combinação feita entre uma orquestra filarmônica e uma banda de rock pesado. 
Sempre que me sinto sem forças, procuro ouvi-la. Se para você não tem o mesmo efeito, eu sugiro que ouça apenas como uma música bonita e tocante. Quem sabe você não apura a sua sensibilidade e descobre, em alguma outra canção, o mesmo efeito que esta provoca em mim?
Se quiser cantar junto (o que eu também recomendo!) encontre a letra e a tradução bem aqui...



Até mais!

8 comentários:

  1. Linda! Linda! Linda! Não foi para essa música que nós entramos no auditório, correndo, naquele congresso, no Rio????? Não sei como me lembrei disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... foi por causa dela mesmo! E vc se lembrou exatamente pq ela te marcou afetivamente... é realmente liiiiiiiinda! bjs

      Excluir
  2. Q maravilha! Como foi bom ouvir esta música...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ver seu comentário, Debora! Esta música é mesmo especial né? Não há como sair ileso após ouvi-la... Fico feliz que ela tenha despertado sensações em vc... assim como faz comigo! bjs

      Excluir
  3. Q música linda! Quantas boas lembranças! Melhor, quanta esperança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta música é do tipo que causa uma sensação q eu costumo definir como "pulmão arejado"... qdo a gente respira profundamente e sente que preencheu todo o pulmão... mto bom!

      Excluir
  4. É DE ARREPIAR MESMO AMIGA, NUNCA TINHO OUVIDO DESSA FORMA... BJOS. VANESSA
    PS- BEM DA NOSSA ÉPOCA...RSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim... eu choro todas as vezes... parece q a música invade o meu corpo de uma tal forma q é inevitável. Escute-a com fone então, pra vc ver!... e sim, é bem da nossa época... rsrsrs... bjs

      Excluir