domingo, 15 de abril de 2012

Do amor e suas manifestações

Estava ouvindo o tema da novela que vai começar e na letra diz " se colocar seu amor na vitrine ele não vai valer nem R$1,99"... genial! O supra sumo da contemporaneidade: conseguir inserir em uma letra de música o fenômeno comercial das lojas de bugigangas baratas.
Agora falando sério. O que caracteriza o valor de um amor? O que torna um amor importante?
Demonstrações públicas de afeto são mais comuns nas mulheres, exatamente pelo fato de nós termos mais "direito histórico" a isso. Os homens são criados para serem duros, bravos, insensíveis. Nós mulheres abraçamos e beijamos mais, cuidamos mais, somos mais cuidadas pelas outras. Para muitas pessoas, receber uma faixa com um gigantesco "EU TE AMO" é uma grande demonstração de amor e, por isso mesmo, sinal de sua importância, sobretudo se vier de um homem.
Há quem morreria se visse seu nome em uma faixa, tamanha vergonha de ser exposto para tantas pessoas. Amor para eles é o "EU TE AMO" no pé do ouvido, escondidinho numa sala de cinema, no quase silêncio de um abraço.
Há pessoas que gostam de presentes. Dar e receber. Quanto mais caros e surpreendentes, maior a demonstração daquele amor. Joias, carros, viagens... só quem ama demais é capaz de presentear dessa forma, pensam os que são desta "categoria".
O amor pode ser aquele telefonema no meio da tarde só para dizer o quanto você é importante. Pode ser aquela flor "catada" no instante que ouviu-se aquela música que lembrava você. Pode ser uma carta com declarações explícitas de gratidão. O amor pode ser um sorriso inesperado, um beijo roubado, um momento de carinho na hora de dormir.
A medida de um amor é de acordo com o que se espera dele. Se a expectativa é grande, nenhuma demonstração é suficiente, enquanto a ausência de expectativa torna qualquer sinal um grande presente.
Para saber o tamanho de um amor é preciso, ainda, saber de que amor se trata. Amor de Deus, é supremo, de mãe, infinito, de bicho é generoso, de namorados, colorido, de amigos é coletivo.
Há quem ame e não saiba mostrar. Há quem mostre o que nem sente de verdade. Não há receita para saber a medida de um amor.
Para mim, o valor de um amor está nas questões mais simples da vida. Nos momentos comuns, em um olhar carinhoso, em um "muito obrigado!", em um pedido de desculpa, em um beijo gostoso que acontece em segredo ou numa esquina qualquer...

Até mais!

8 comentários:

  1. "O amor pode ser aquele telefonema no meio da tarde só para dizer o quanto você é importante. Pode ser aquela flor "catada" no instante que ouviu-se aquela música que lembrava você. Pode ser uma carta com declarações explícitas de gratidão. O amor pode ser um sorriso inesperado, um beijo roubado, um momento de carinho na hora de dormir."
    Pena que estão banalizando o amor, o EU TE AMO, mas seria bom se fosse assim mesmo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Carla... estão mesmo banalizando o amor... uma pena! Obrigada pela visita e o comentário! bjs

      Excluir
  2. Vou ter que retirar uma parte desse texto pra colocar no face!!! bjs. vanessa

    ResponderExcluir
  3. Aiii, acho que cada um "catou" o trecho que lhe coube! Vou colocar o meu no face, também!
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Patricia, como eu disse pra Vanessa, use e abuse! esse espaço tb é seu! bjs

      Excluir
  4. Sábias palavras minha cara emoquiana. O amor está no ar? Rsrs... acredito que sempre esteve, porém com doses diárias necessárias: nem de mais, nem de menos, na medida certa!
    Esse espaço não é C&A, mas USE e ABUSE... abusarei também! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emoquiana é ótimo! kkkk...
      O amor está no ar... sempre, né? Tem q ser...
      Precisamos continuar acreditando na força do amor, senão fica mto difícil!
      E, sim, este espaço é igual à C&A... rsrsrs
      bjs

      Excluir