segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma crônica... mil ideias!

Minha irmã me emprestou um livro. "Feliz por nada", da Martha Medeiros. Diz ela que meus textos lembram muito os dela, o que para mim é, ao mesmo tempo, uma honra e um exagero, já que fã e ídolo não se misturam porque não se confundem.
O livro traz uma coletânea de crônicas (não sei se todas já publicadas em sua coluna!) sobre diversos assuntos, o que é bem próprio dela e, admito, de mim. É um convite ao prazer que só uma boa leitura pode dar!
Após ler alguns textos - o tanto que o tempo me permitiu - resolvi voltar ao livro para ver de que forma ela começava suas histórias. Considero as primeiras linhas o divisor de águas entre um texto que será concluído e aquele que será abandonado pelo próprio fastio. Como blogueira, gosto de "analisar" outros escritores para me aprimorar. E nisso fui passando a vista, folha a folha, para observar as palavras iniciais de cada crônica. Rapidamente percorria os olhos pelo título, por ser ele o visto de entrada para mergulhar nesse universo. De repente, ao iniciar mais uma "primeira linha", uma sensação maravilhosa tomou conta de mim... sabe aquela sensação que vai da cabeça aos pés como uma corrente de energia que dura um milésimo de segundo, mas que não deixa qualquer dúvida de que uma reação orgânica demonstrou que o imprevisto veio fazer parte daquele momento? Uma espécie de arrepio tomou conta de todo o meu corpo. No meu caso, a sensação foi boa... muito boa, aliás!
Cheguei até um determinado texto e dei de cara com aquele que me fez apaixonar pela Martha Medeiros ou, melhor dizendo, por suas palavras!
Ainda me lembro da forma despretensiosa com que abri a revista do jornal num domingo qualquer e, nem sei dizer porque, resolvi ler a sua coluna. O fato é que dali em diante, uma nova janela se abriu para mim! O título da crônica em questão era "Do outro lado do balcão" e, de alguma forma, me chamou atenção como  aquelas palavras friamente impressas no papel podiam despertar tantos sentimentos e reflexões maravilhosas.
O blog só veio aparecer na minha vida alguns anos depois, mas a influência daquele texto aparece a cada tentativa minha de expressar as ideias. Gostaria, nesse momento, que as minhas palavras chegassem até aquela que tanto me inspirou. Que me mostrou, sem nem mesmo saber, que eu era capaz de refletir sobre os acontecimentos do cotidiano de uma forma lírica, poética. Que me encoraja secretamente a publicar meus pensamentos e, curiosamente, fazer tantas outras pessoas se identificarem com eles... a pessoa que me fez entender, quase como o meu inconsciente, que valia a pena explorar meu potencial e acreditar na força das palavras!

Obrigada por me ajudar a ser "feliz por nada"!

Até.

4 comentários:

  1. Feliz por nada! Assim que deve ser , essa é a verdadeira felicidade ! Doiiiida pra ler esse livro tbm ! a Martha medeiros é incrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é sim... o livro é mto bacana... simples, gostoso de ler como uma conversa... eu recomendo! bjs

      Excluir
  2. Este post já nos deu pano pra manga, né?!

    Que maravilha!!!!

    E como disse aquela que inspira vc, "fiquei muito feliz, e dessa vez não 'por nada', mas por tudo"!

    Gosto muito de vc, que merece todo o meu apoio sempre e em quaisquer circunstâncias! Não se esqueça disso!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Pat... nesse momento tenho dois motivos para me orgulhar: primeiro, de ter uma amiga como vc, especial! E o segundo é a honra de ter sido respondida por aquela que me inspira, q assina simplesmente "Martha"... simples e fabulosa! rs...
      bjs e obrigada por tudo!

      Excluir