domingo, 8 de abril de 2012

Três dias...

Estava pensando... você já parou para observar quantas oportunidades existem em um ano para refletir sobre a vida? Pelo menos três. Uma delas é a véspera do dia do aniversário, que nos remete a um contar de tempo que é próprio e, por isso mesmo, representa um novo ciclo a cada "girar" do calendário! Esse dia ajuda a contar a história de cada um, mostra o passar da vida, ajuda a delinear as marcas presentes em cada expressão. O dia do aniversário termina e inicia cada etapa, assim como apresenta a cada um de nós uma oportunidade de fazer diferente.
Outro momento significativo para rever as próprias ações é a virada de ano. Embora o fuso horário não permita que todo o mundo esteja na mesma sintonia ao mesmo tempo, a verdade é que durante os momentos anteriores e posteriores ao zerar do relógio, todas as pessoas estão vivendo um clima de bons sentimentos. O ano novo traz consigo aquela sensação de bem-estar, que eu tanto falei no texto anterior. Todos os problemas são momentaneamente esquecidos, os incômodos apagados, as tristezas compensadas. Se eu tivesse que atribuir uma cor à virada do ano, seria o branco. Não pela simbologia da paz ou por ser a cor mais usada nessa data. Seria o branco porque ele contém todas as cores em si. Acredito mesmo que o universo tem mais coisas do que podemos explicar e, sem dúvida, nessa hora - e porque não dizer o dia inteiro! - um espaço mágico se abre para abrigar todas as vibrações positivas desejadas ao redor do mundo. A energia é tanta que o dia primeiro de janeiro traz em si uma certa "ressaca" (e nem precisa se embriagar para isso!).
E o terceiro momento é o que estamos vivendo agora: a Páscoa! Para o cristianismo essa data representa a ressureição de Jesus e, consequentemente, uma vida nova. E para cada um de nós? O que esperamos que aconteça a partir desse dia? Tenho percebido um movimento nos últimos tempos que pretende repensar o sentido da Páscoa. Aliás, as pessoas andam carentes de sentido! Algo que as faça acordar todos os dias, enfrentar as batalhas que a vida apresenta, encarar os desafios. As pessoas precisam de algo que as faça querer melhorar, pensar no futuro, rever os erros que passaram. Precisam se sentir úteis, importantes, necessárias. Diria até que as pessoas hoje buscam um motivo para se perceberem peça de uma engrenagem muito maior. Apesar da questão comercial que envolve a data, o ato de presentear é uma forma de dizer ao outro que eu me importo com ele. É uma forma de comunhão, de doação, de receber no agradecimento o significado de sua atitude.
Desejo então, neste dia, que você, leitor, possa encontrar sentido em cada dia da sua vida, em cada "bom dia" que disser a alguém, em cada gesto demonstrado de gratidão e de afeto. Desejo que o período que se inicia lhe dê oportunidade de exercitar o melhor de si mesmo, de refletir sobre seus atos e, porque não dizer, de pensar antes mesmo de agir.
Desejo dias de sol, ainda que chova!
Para você, apenas o melhor do mundo...
Feliz começo de vida!

Até logo.

4 comentários:

  1. Cris vc foi fantastica que me falta palavras. Vc acertou em cheio e tenho certeza que todos, que lerem, assim como eu pensaremos muito nisso. Cris escrve um livro com todos seus textos, vou ser a primeira da fila ta. Eu nao sei as outras pessoas mas eu gosto tanto dos seus textos que nao da contade de esquece-los e sempre que venho ler um novo dou uma segunda olhadinha nos antigos. Bom comeco de vida pra vc tbm!!! Nos vemoa no proximo post.
    Bjs!!,

    ResponderExcluir
  2. ah, Vivi... q linda!!! fico tão feliz de poder compartilhar meus pensamentos e eles servirem para outras pessoas, sabe? Não me canso de dizer que isso é o que dá sentido ao meu blog! É por isso q eu venho aqui todos os dias e busco inspiração para atualizá-lo sempre!
    Obrigada por fazer parte desse meu pequeno universo! Venha sempre, viu?
    Até o próximo post...

    Ps.: Livro? Quem sou eu...rs... mas se um dia acontecer, vc será a primeira a saber! bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois é... concordo com vc, que são datas que provocam muitas reflexões sobre a vida, que temos nos permitido ter...
    Adoro as vésperas dessas datas! Começo a pensar em como as coisas estão, o que tenho feito para manter ou mudar a minha realidade. E faço promessas para mim msm de um novo tempo!

    Sobre o sentido, esta geração é a geração da busca de sentido... Como tudo acontece muito rápido, há facilidade para quase tudo... a gente vai perdendo o sentido que vai além, que transcende... Os nossos sentidos são imediatos... Estamos perdendo a sensibilidade pelas coisas que fazem a diferença... pelo sentido daquilo que vai além do que se vê... Ok, sou muito insistente quando o assunto é sentido. Dediquei uns dois anos da minha vida em um estudo sobre isso. Existe uma psicoterapia que trata bem disso. É a logoterapia, que trabalha o sentido de vida! Bem bacana, por sinal!

    Acho que vou fazer uma coletânea dos meus textos preferidos do seu blog e encadernar! Vc bem que podia fazer a capa pra mim, já que a criatividade e o talento manual são também, características fortes em vc!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Patricia, concordo quando diz que esta geração é carente de sentido e isso se deve a rapidez com que a vida flui... precisamos mesmo buscar o que transcende!
      Sobre a encadernação, fiquei curiosa! Quais são seus texots favoritos? E qtos são? rs
      Faço com prazer a capa pra vc... só acho um exagero isso... vc enche mto a minha bola...kkkk... obrigada pelo carinho infinito! bjs

      Excluir