sexta-feira, 20 de abril de 2012

SUR-PRE-SA!!!

Fator surpresa é aquilo que acontece além do esperado. Aquilo que não há programação e, por isso mesmo, nos toma de assalto sem que possamos antecipar os sentidos. Uma música que toca no rádio e que não ouvimos há tempos, uma pessoa que sumiu do nosso convívio e que de repente cruzamos na rua, um elogio ou comentário que vem de alguém que não nos é frequente.
A surpresa é o que transforma os dias comuns em momentos especiais. É o que faz com que a mesmice do cotidiano ganhe novas cores. A surpresa é inconfundível para quem a recebe de presente. O corpo dá sinais imediatos do que acabou de ocorrer.
A surpresa consiste, exatamente, no poder de "enganar" o conhecimento. Por isso mesmo ela é difícil de acontecer. Não existe meia surpresa. Ela é indiscutível!
Surpreender o outro é uma coisa complicada. Exige, antes de mais nada, um olhar atento, pois um passo na direção errada faz daquele momento especial um completo desastre. A surpresa não é premeditada para quem a experimenta. Sua maior virtude é encontrar seus "alvos" de braços abertos. Não há como se armar diante dela. Sendo boa ou ruim, a surpresa é, terminantemente, inesperada.
Não há como não se encantar diante de uma imagem rara. Um bicho selvagem em seu habitat, um arco-íris depois da chuva, um por-do-sol no fim de um dia cansativo. Não há como passar incólume à emoção de ouvir um bebê pronunciar suas primeiras palavras, de receber aquela declaração de amor desejada, de ouvir aquele "alô?" vindo de um telefonema do outro lado do mundo.
Há quem não goste de surpresas. O medo de se decepcionar, ou de decepcionar quem proporcionou o momento faz com que essas pessoas percam o melhor da vida: sair, temporariamente, do controle de suas emoções.
Espero ter muitas oportunidades de ser agradavelmente "virada do avesso". Espero poder fazer o mesmo. Espero sentir os efeitos do desequilíbrio que só esses momentos podem trazer. Ser surpreendido é como estar dentro do mar, sem sustentação, e delicadamente ser beijado por uma onda.

Permita-se!

Até breve.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigada, Carla! Vc faz parte da maravilhosa surpresa que é ter retorno pelo que faço...! Bjs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Inês! Adoro sua visita por aqui... venha sempre, viu? bjs

      Excluir
  3. HUmm!!! Muito bom, mas minha mãe sempre me dizia que: "Quem faz surpresa, acaba surpreendido!" Hoje, percebo que há um duplo sentido na colocação dela. Bjs e até a próxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza... a gente se surpreende com a reação do outro, né? ônus e bônus... rs... bjs

      Excluir