sábado, 4 de fevereiro de 2012

Modo Indicativo

Na tela passava uma propaganda. Eram cenas impactantes e desconexas, enquanto uma frase vinha, aos pedaços, complementar as imagens. "Esqueça o passado, abrace o futuro e não olhe para trás".
Eu estava na esteira da academia, o fone no ouvido tocava alguma música animada, dessas que a gente coloca para fazer ginástica, mas os olhos percorriam a tela da tv como que buscando alguma coisa que prendesse a atenção. Foi quando me deparei com essa frase. Na hora tive certeza de que queria escrever sobre isso. Em parte porque de tão óbvia passa despercebida. Em parte porque acho extremamente difícil colocá-la em prática. Que este é um conselho frequente eu não tenho dúvida, porém me pego várias vezes olhando para trás. Que fascinio sombrio é esse que o passado exerce sobre nós? Que prazer mórbido temos em evocar o que nos faz sofrer? Loucura? Talvez... vou descobrir.
Às vezes tenho a sensação de que quando muito distante o passado não interfere mais. Será? Será que assim como em um caminho onde a gente não enxerga ao longe, os fatos que incomodam também se perdem com o tempo? Sinceramente não sei. O que sei é que faço um esforço diário para não permitir que a roda gire para trás.
De todas as "tarefas" propostas na frase, a mais fácil delas é abraçar o futuro. O futuro é otimista, feliz. O futuro é o tempo onde tudo é possível. Onde todas as coisas boas que a gente deseja podem se tornar realidade. Por que será que o mesmo não acontece com o passado, né?
De agora em diante vou tomar uma resolução: Na hora de olhar para trás, vou buscar relembrar o que é bom, aprender com o que não foi para não repetír, e ignorar o resto. Não quero mais voltar no tempo e redescobrir o que me causa sofrimento. Não vou mais olhar para trás como quem vasculha a poeira no canto da sala procurando objetos perdidos. O passado não se apaga, tampouco se restaura. Passado não é coisa viva, caso contrário se chamaria presente, portanto, já foi!
De agora em diante vou tomar a resolução de andar de braços dados com o futuro! Ele aguarda as instruções que eu vou dar...
Alguém me acompanha?

Ps: Dedico este post ao meu amor, que tem um passado, que faz parte do meu passado, mas que está mais presente do que nunca... hoje e sempre!

Até!

13 comentários:

  1. Q bom, Juh... é só pra gente pensar um pouquinho... bjs

    ResponderExcluir
  2. "Faça como o sol que se ergue todas as manhãs sem lembrar-se da noite que passou".

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um boa tática... boa e difícil! rs... seja vc quem for, obrigada pela visita! bj

      Excluir
  3. se a tela estivesse rosa eu diria q vc ta melooosa demais, quase enjoando de tao cuti cuti c o amorzinho rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é... rs... só faltava ser rosa cheia de coraçãozinho...kkk
      quem diria q eu ficaria tão melosa né? rs... faz parte!

      Excluir
  4. "Esqueça o passado, abrace o futuro e não olhe para trás" é a frase mais difícil que já vi na vida... bjs, Rel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Rel! Difícil, porém necessária! bjs

      Excluir
  5. Kiki... lindo esse post!!! Amei! bjs vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou, amiga! Se servir para vc, use-o a vontade! rs... bjs

      Excluir
    2. Brigadinha!!! bjs. vanessa

      Excluir
  6. Cris!!!!! VOLTEI!!! Qdo entrei no blog e fui passando tudo que vc postou comecou a bater uma ansiedade pq percebi o qto perdi. Minha vida estava uma loucura mas a tudo esta tranquilo agora. Aproveitei que meu filhote foi passar o dia na casa dos avos paternos e me joguei no pc...hehehe. Esse foi o primeiro texto que li depois de todo esse tempo e mais uma vez adorei. Seus textos servem como uma luva pra mim. Muitas vezes pensei a mesma coisa que vc e a minha conclusao (estranha mas eh) de que nao podemos ter um bom futuro se de vez em qdo nao pararmos pra pensar no passado. Nosso futuro eh feitos das metas, sonhos que em algum momento decidimos ter, e na minha visao tudo vem do passado...das boas e mas experiencias. Claro que eu, assim como vc ja me peguei milhares de vezes pensando nas tristezas, no que me fez sofrer mas isso me ajudou a ver um caminho mais iluminado e ser cada vez mais otimista com a vida, com o nosso mundo louco. Bjs e mais uma vez CONGRATULATIONS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Viviane... fiquei tão feliz qdo vi que o comentário para moderar era seu!!!! Poxa.. vc passou mesmo um bom tempo longe, né? Esse foi o último q vc leu? Tem esse tempo todo, Vivi? Fiquei surpresa!
      Bem, sobre o texto, concordo com vc...só podemos projetar um futuro tendo um "background"... ele é que nos impulsiona a fazer a coisa certa né...
      beijos, adorei o comentário e te espero aqui de novo!

      Excluir