domingo, 5 de fevereiro de 2012

Salve Salvador!

Alguns desejos parecem impossíveis de se realizar. Tudo bem, eu não estou falando daqueles que dependem de outras pessoas para acontecerem, mas daqueles que só dependem de nós, como conhecer um lugar ou comprar alguma coisa, por exemplo. Devo admitir - e considerar! -  que tanto para uma quanto para a outra tarefa é necessário dinheiro, mas eu diria que é mais do que isso. Já parou para pensar até que ponto você deixa de fazer alguma coisa, supostamente por falta de grana, quando na verdade você já não arruma o dinheiro por medo de colocar em prática? Parece louco, né, mas não é. Muitas vezes não realizamos pequenos sonhos pelo simples fato de acharmos que não temos direito, capacidade ou condição para isto. Seja pela barreira de um idioma diferente, por falta de companhia ou ainda por uma questão de medo mesmo. Quer um exemplo?
Eu tinha um desejo enorme de conhecer Salvador. Para mim, ir até lá era algo impensável. E é bem verdade que antigamente era mesmo caro fazer uma viagem para o Nordeste. O mais engraçado é que o caso nem era ir ao Nordeste, mas ir a Salvador! Digo isso porque em 2003 eu estive no Rio Grande do Norte, mas fiquei na casa de uma amiga, o que dá um certo "aconchego". Para Salvador era diferente. Envolvia avião, reserva de hotel, roteiro de passeios e muitas coisas para organizar. Não que hoje seja diferente, mas a verdade é que o acesso melhorou muito. Hoje com uma boa pesquisa de preço e uma programação com bastante antecedência se tornou bem possível viajar. Então, em 2009 eu fui até lá com uma amiga. Pois saiba que aquela viagem foi muito mais do que conhecer Salvador. Foi um "passaporte" para que eu me desse conta de que tudo era possível. Como se 1200 km fossem assim tão significativos... Pois me pareceram 120000 km.
Pelourinho

Cidade Baixa
 
Rio Vermelho

Daquele momento em diante, eu percebi que poderia ir a qualquer parte. E fui! Como? Com planejamento e boas escolhas. Digamos que de lá para cá, muitos outros lugares foram visitados. Há muito ainda por descobrir, mas a sensação é de que agora não existem distâncias inalcançáveis para mim, pobre mortal! Está certo que a viagem a Paris foi presente, mas... isso é apenas um detalhe na nossa conversa! Tudo agora parece perto, as distâncias se encurtaram... simples assim! Tanto que esses dias vi uma reportagem sobre Portugal e a ideia que tive na mesma hora foi a de que a Europa é logo ali. E é mesmo...
Para ir até lá é preciso querer, programar, organizar e arrumar as malas.
As fronteiras são impostas por nós mesmos! Seja para o que for. O exemplo que eu dei foi sobre viajar, mas sabe lá quantas coisas são desejadas por aí e se perdem no vento? Que a gente possa então, a partir deste momento, captar essas maravilhas no ar e tomar coragem de realizá-las. Elas merecem... e nós também!

Afinal, qual é o seu sonho?

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário