segunda-feira, 6 de agosto de 2012

De mentirinha...

Acho que nem preciso dizer o quanto se come estando em Buenos Aires. É de conhecimento geral que a carne por lá é algo do outro mundo. Se falarmos em doces, não podemos esquecer do alfajor. Aliás, ele é típico também no Uruguai. Devo confessar que não é dos meus prediletos, mas comer um, de vez em quando, é gostoso. 
Olhando o blog, percebi que nos últimos tempos quase não tenho postado receitas, mas é que eu gosto de escrevê-las somente quando faço, para poder fotografar. Acontece que no retorno das férias, ao entrar em sala, uma aluna comentou que havia feito uma receita dada por mim. Devo confessar que nem eu sabia que havia falado no assunto, mas pela explicação percebi que, de fato, a receita era minha! Pois não é que, coincidentemente, era de alfajor? Ora, ora... eu acabei de chegar da terra deste docinho e minha aluna comenta sobre ele mesmo sem saber da minha viagem? É ou não é a hora de divulgar esta delícia?
A receita é da categoria "muito-fácil-fácil-mesmo-qualquer-um-faz"! Portanto, nada de desculpas esfarrapadas. Essa é para fazer! Vale lembrar, no entanto, que a minha foto eu fico devendo!
Bem, quem já comeu alfajor talvez ache um pouco diferente, afinal ele é de "mentirinha". Mas uma coisa posso garantir: É o melhor que eu já comi!

Então aí vai...

Alfajor de mentirinha

1 pacote de biscoito Maria (aquele redondo)
1 lata de leite condensado
400g de chocolate ao leite (pode ser o meio amargo ou o branco, se preferir)

Cozinhe a lata de leite condensado por cerca de 30 minutos na panela de pressão. Para quem não tem habilidade (ou panela), sugiro comprar uma lata de leite condensado lançado recentemente que é clarinho como o comum, mas consistente como o cozido, portanto, vai funcionar. Caso opte pelo cozimento, para os desavisados de plantão, deixe esfriar totalmente a lata antes de abri-la, pois ela "explode" se abrir com o conteúdo ainda quente. Faça bloquinhos de 3 biscoitos recheando-os com o leite condensado como se fosse um sanduíche, porém com 3 camadas. Quanto mais recheado, mais gostoso fica. Apenas tome cuidado para não escorregarem os biscoitos, pois o creme liso faz com que isso aconteça Repita até terminar o pacote. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e banhe os "sanduíches". Deixe secar em uma assadeira ou prato na geladeira até o chocolate endurecer. Retire da geladeira e deixe descansar. Quando feito de véspera fica mais gostoso pois o biscoito absorve a umidade do creme, estufa e fica bem parecido com o bolinho do alfajor verdadeiro. O difícil é conseguir esperar até o dia seguinte!
É só comer. Posso assegurar que é "tudo de bom".

Foto "roubada" de outro blog, mas é assim que fica!

Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário