terça-feira, 24 de janeiro de 2012

21 de janeiro de 2012

Às vezes a gente se esquece que a vida não é como um roteiro de filme onde os fatos acontecem cada um de uma vez. Na tela as cenas não se atropelam para que o espectador não se perca na história. É claro que se pensarmos na vida de apenas uma pessoa, não é possível que ela esteja em mais de um lugar ao mesmo tempo, porém é possível que algumas coisas relacionadas a ela aconteçam independente disso.
No dia 21 de janeiro estava em Paraty com meu namorado em um simples feriado. Em meio a um dos passeios (em outro post eu conto um pouquinho da viagem!) passamos perto de uma igrejinha em frente ao mar. Sentei-me no murinho por uns instantes enquanto ele clicava suas fotos. Eu estava bem em frente à porta da igreja e notei que algumas pessoas falavam com um padre. Não parecia ser uma missa. Fiquei curiosa. Quando me dei conta, vi que uma mulher de seus quarenta e poucos anos, com um vestido bege e simples, segurava um bouquet. Não tive dúvida de que naquele momento, um casamento estava para acontecer! Cruzei o gramado e após a entrada dos noivos e convidados, fui até a igreja para ser também testemunha daquele evento. Aquele momento, portanto, foi o causador deste texto. Fiquei pensando em quantas coisas acontecem ao redor do mundo em um mesmo instante sem que delas sequer possamos tomar conhecimento. Daquele fato, porém, eu participei. É claro que não fiquei assistindo à cerimônia, logo fui embora continuar a minha exploração pela cidade. Mas certamente o que eu vi, tornou vivo o que antes era apenas uma ideia. Então, fiquei pensando que aquele 21 de janeiro, que para mim era apenas mais um dia diferente, para aquelas pessoas era "O DIA". Um dia que ficaria marcado em suas vidas para sempre e seria comemorado a cada ano. Isso me fez refletir em quantas vezes nós banalizamos o que é importante para o outro, simplesmente porque não é para nós! Quantas vezes deixamos de fazer um elogio que poderia mudar o dia de alguém, só porque achamos que não faria diferença! Para mim, aquele dia quente e ensolarado era só mais um sábado de férias... Para aquela noiva, talvez tenha sido o desejo de uma vida inteira! Quantas pessoas foram à aquela igreja compartilhar da alegria de um casal que nem mesmo parecia de noivos, mas que talvez tenha colocado a melhor roupa que podia para festejar o evento? Talvez aquele casal já fosse até uma família constituída. Talvez fossem pessoas reconstruindo a própria vida. De uma forma ou de outra, presenciar aquela cena me fez perceber como somos mesmo pequenininhos nesse universo imenso. E mesmo nem se dando conta de que eu estava ali, dedico esse post, e os meus mais sinceros desejos de felicidade, a este casal que fez o meu 21 de janeiro de 2012 um dia ainda mais especial!


Os noivos ainda estavam na porta
 Até breve.

8 comentários:

  1. Bonito esse texto.

    Realmente estamos num imenso universo, onde a vida está em constante movimento. Uns com muitos motivos para sorrir, outros chorando, pessoas fazendo planos, outros refazendo,alguns tentando corrigir os erros, outros continuando seu caminho de sucesso, inocentes lutando por suas vidas, "monstros" tentando acabar com a de alguém...
    Mas há muitas coisas que nos inspiram e estão tão pertinho e, às vezes, deixamos passar.
    Muito legal como poucos passos nos colocam a testemunhar momentos únicos, como aconteceu com você com este casamento. A ViDA Surpreende.

    São tantas coisas ao mesmo tempo. Realmente somos muito pequenininhos diante desta imensidão.
    Parabéns pelo BLOG Cris.
    Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo comentário, Bruna. É de muita sensibilidade você também ver beleza em um relato tão simples. De certa forma, agora vc tb é uma testemunha do ocorrido... ainda que indiretamente. Este texto é exatamente para mostrar que o mundo é muito maior do que é capaz de dimensionar a nossa humilde realidade!
      bjs e obrigada pela visita... sempre!

      Excluir
  2. Este texto me faz pensar no que a gente deixa de viver, por achar banal... Pegar carona na alegria dos outros, às vezes, parece perda de tempo, e o tempo, como dito em outro texto seu, é algo que não se pode perder!
    Esta história de Paraty se repete, diariamente, em todo o canto. A gente não se dá conta, porque muitas das vezes, nosso olhar está morno demais... falta o calor da sensibilidade. Talvez, por isso, só é percebido aquilo que convém...
    O texto traz, de modo sutil, provocações pertinentes sobre o nosso olhar em relação ao outro...
    Como seguidora "exigente" rs, finalizo o meu comentário parabenizando vc, por este espaço que tem crescido cada vez mais, que areja pulmões e provoca reflexões sobre as miudezas da vida, tão necessárias e que tantas vezes passam despercebidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Patricia. Você sempre consegue de maneira muito delicada extrair dos textos sua essência. Fico muito feliz de saber que a cada dia novas pessoas descobrem e se encontram neste espaço! De certa forma, ele é bastante seu, já que a sugestão veio de vc.
      Sobre o casamento, o que me fez refletir foi exatamente o fato de que tantas coisas acontecem ao nosso redor enquanto estamos fechados no nosso mundinho! um bj grande!

      Excluir
  3. O texto é lindo...me emocionei!!! Vamos ter muita satisfação o dia que pudermos estar numa igreja, testemunhando a felicidade do "casal". Torço muuuito por isso!!!! O dia vai chegar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado q não pensei em nada "específico" qdo escrevi, mas tb me emociono toda vez q leio...rs
      Tb torço mto por isso! bj

      Excluir
  4. Que texto lindo Cris, tbm fiquei emocionada. Linda história, que nos sirva de inspiração todos os dias. Parabéns!! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, Gisele! Que carinhoso o seu comentário! Fico mto feliz de saber que eu consegui passar no texto a emoção que eu senti no momento! Que bom que gostou! Adorei a visita... apareça sempre que quiser! bjs

      Excluir