segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lei da Inércia

A Física explica: Um corpo em repouso permanece em repouso até que uma força atue sobre ele. Essa é a Lei da Inércia (o conceito foi adaptado por mim. O texto é um pouquinho diferente!). Quando estudamos na escola e vemos objetos quadradinhos desenhados sobre um plano, onde um professor tenta, desesperadamente, fazer você entender o que aquilo significa, tem-se a nítida sensação de que aquelas informações nada têm a ver com a sua vida. E, em um olhar desavisado, não têm mesmo! Entretanto, quando pensamos em situações práticas, do dia-a-dia, podemos encontrar diversas oportunidades de observar esta lei da Física agindo sobre nós. Quer exemplos? Então vamos lá!
Quando você está confortavelmente deitado na sua cama e precisa muito matar a própria sede, mas uma "cerca invisível" separam você e a geladeira, de uma forma tão absurdamente grande para ser capaz de te "colar" no colchão, o que está acontecendo? É a inércia que não te deixa agir.
E quando você precisa muito fazer aquele trabalho da faculdade, e as imagens quase sem sentido que passam na televisão, te impedem de começá-lo? Olha ela aí de novo atuando...
Sobre fazer ginástica, então, a demonstração do quanto a inércia dificulta a vida do ser humano, fica ainda mais perfeita!
A inércia na vida prática, nada mais é do que aquela "força estranha" que te impede de tomar uma atitude, em geral, que não é prazerosa. Há quem chame de preguiça... e é isso mesmo!
Nas aulas de física, tinha sempre "alguém" empurrando os quadradinhos imaginários para que eles saíssem do lugar. E nós? Quem nos empurra a fazer as coisas que são necessárias em dado momento da vida? Qual é a força que nos move a agir?
Isso me lembra uma imagem muito comum nos desenhos do Walt Disney, em que as figuras do anjinho e do diabinho povoavam a cabeça dos personagens, impulsionando-os a fazer as coisas. A nossa consciência funciona mais ou menos assim. Ela é capaz de nos impulsionar a agir corretamente, a fazer o que é preciso (ainda que chato ou difícil!) ou a deixar que a estagnação tome conta.
É complexo! Agir por conta própria dá trabalho, é cansativo e exige vigilância constante. Há pessoas que só se mexem se tiverem uma força externa (um amigo, dinheiro, benefícios) que os motive. O segredo é buscar lá dentro a capacidade que, todos nós temos, de depender cada vez menos da "ajudinha que vem de fora" e contar, cada vez mais, com o que já está dentro de nós.
Uma coisa é certa... quando vencemos a barreira do som (som = vozes que ecoam na nossa cabeça!), descobrimos que somos capazes de qualquer coisa. E isso não tem preço!
Seja uma dieta, uma atividade física, a capacidade de terminar uma relação falida, a disposição para pedir desculpas ou concluir aquela tarefa inacabada há tempos, o prazer de poder realizar é indescritível!
Eu fiz isso hoje! E você?

Tente.

Até!

12 comentários:

  1. Estou inerte! Preciso agir!Você escreveu isso para mim? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, pelo bem da nossa amizade eu prefiro pular esta pergunta... kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Tudo bem, Kika! O pior é que parece mesmo que tem uma força impedindo-me de fazer o que tem que ser feito. Isso me deixa angustiada, mas ainda não consigo "vencer a barreira do som". Encontrar dentro de mim a capacidade de mudar essa situação requer introspecção (Introspecção: observação dos própios pensamentos e sentimentos, segundo o dicionário Aurélio)E isso dói! Dói e, às vezes, nos faz inertes! Sem saber o que fazer ou, o que é pior, sabendo exatamente o que fazer, mas sem coragem para agir! Você realmente escreveu esse post para mim, pelo bem da nossa amizade. Mais um post seu que me faz refletir... Obrigada!

      Excluir
    3. Nossa, Patrícia... agora quem ficou emocionada fui eu! As palavras realmente têm um poder assustador! Eu comecei a escrever este post pq estava com uma preguiça danada de ir para a academia! Então me enchi de coragem e fui. Na volta, resolvi terminar o post e contar como é gratificante se dominar! Foi apenas isso. Confesso que na frase final, onde eu coloquei um trechinho que vc sabe qual é, eu lembrei de você... tomar atitude demanda tempo... vc vai saber qual é o seu... a reflexão é o primeiro passo para a ação! um beijo enorme e conte sempre comigo.

      Excluir
  2. Kika, sei que esse texto não foi escrito para mim, mas me fez muito bem! Você é sensível e inteligente o suficiente para falar com o coração da gente! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Sabe por que esse post me fez bem? Por ver que alguém me entende (nesse caso, você) e consegue expressar tão bem o que sinto! Fiquei arrepiada!
    Sabe aquela sensação de não ser a única no mundo a passar por determinadas situações? Acho que é isso!
    E também pelo fato de que a verdade é dura, mas necessária. Eu precisava "ouvir" isso. Você escreveu. Foi um pouco da introspecção da qual eu estava fugindo, entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Patricia... não se assuste com o q eu vou dizer... mas vc já passou da metade do caminho! Vc está muito mais definida do que eu e vc podíamos imaginar. Releia o que vc escreveu e vc vai me dar razão!
      bj... do seu lado, sempre!

      Excluir
  4. Nossa, poucas vezes sinto essa Lei da Inercia!!!! Sinceramente não sei se isso é bom...ou ruim, mas...tenho andado "parada" (se é que é possivel) por opção e estou muuuito feliz com isso. Parar, pra mim, às vezes é até terapeutico...saudável...e difícil demais! Estou gostando!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu não me lembro de vc viver impasses cujas resoluções se demorassem mais que o previsto por uma "incapacidade" sua de agir. Vc pega e faz! Eu enrolo...kkkkk

      Excluir
  5. sera q anonimo nao participo do blog? p mim kika eh kiki rsrs mas tua irma diz q sou quaser normal... tudo bem rsrs olha ai http://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participa, claro! Ainda mais com esse jeitinho "inconfundível" de escrever... aliás, vc desperta em mim um sentimento q eu nem sabia que era capaz... o de permanecer tranquila mesmo sem entender nada do que eu li! rsrsrsr
      Vou entrar no link! bj

      Excluir
    2. kkkk... acabei de entrar no link... eu tenho o meu piumino... não é tão caro qto ele falou... e é de pluma sim, pq elas vão ficando pelo meio do caminho... kkkkkk
      É a oitava maravilha do universo! Recomendo... fica mesmo o bonequinho da Michelin, mas e daí??? kkkk...
      A-DO-RO!

      Excluir