segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Delícia

Quem acompanha o blog desde o começo, e já leu o post "Buenos Aires" sabe que eu investi na ideia de escrever por conta de uma vontade de passar para as pessoas algumas dicas, não muito divulgadas, nas cidades onde eu visito. Tudo começou com uma fatia de pizza indicada por um taxista da capital portenha... Hoje o blog é muito mais que isso... pelo menos para mim! Meus dias são mais felizes passando por aqui, recebendo o carinho de quem vem ler alguma coisinha, ou quando fico sabendo que alguém testou uma receita ou uma ideia e funcionou! Mas por que eu estou falando sobre isso? Porque neste post eu vim falar, exatamente, sobre alguns lugares bacaninhas para se visitar (e comer!) em Paris.
Que as confeitarias/padarias (boulangeries) parisienses encantam só da gente olhar, ninguém duvida, entretanto, como eu também já disse, comer por lá não é uma tarefa das mais baratas. O lance, então, é escolher algumas das comidinhas mais conhecidas e comprar. Não há como estar por lá e não provar os macarons, por exemplo! Assim como as baguetes, os croissants e os croque monsieur.
Um dia, assistindo a um desses programas de viagem que passam na televisão em canais absolutamente duvidosos, fiquei sabendo de uma dessas lojas onde se encontram delicinhas coloridas. Assim que vi a reportagem incluí no meu roteiro uma visitinha a ela.
Só para começar, a loja é "fofa". Os donos são super atenciosos, simpáticos, e os macarons são deliciosos. A variedade de cores e sabores, assim como a delicadeza com que são preparados, tornam difícil a escolha na hora da compra. Além desses docinhos, encontra-se também uma imensa variedade de produtos feitos com açúcar... desde flores de violeta açucaradas, até amêndoas confeitadas e os próprios vidrinhos de açúcar aromatizado. Não resisti e comprei dois deles, para usar em preparações diversas ou adoçar chás e cafés.
Açúcar aromatizado de avelãs e violetas
Esta loja fica mais ou menos próxima ao Hotel de Ville, que é um prédio histórico bem bonito. O endereço exato é: 15, Rue des Archives, 75004 - Paris.
Outra dica que eu tenho a dar para quem prefere comida de verdade, é um restaurante chinês pequenininho que tem um macarrãozinho com legumes e um camarão picante deliciosos. O atendimento é apenas para levar. Você escolhe o prato (o buffet, apenas da culinária chinesa, tem umas 20 opções entre carnes, arroz, macarrão e frutos do mar), eles pesam, aquecem e embalam "para viagem". Para as refeições da noite, no hotel, são perfeitos.

Esta loja fica na Rue de la Convention, mas eu não sei o número. Fica bem perto da saída Felix Faure da Estação Boucicaut (linha 8 - Creteil/Balard). É bem gostosinho (e não é muito caro!) para quem gosta de comida chinesa.
E a última dica desse post fica para uma loja de rede, porém não menos charmosa. Ela segue o mesmo estilo das lojas de sanduíches e sobremesas encontradas em Paris. A vantagem dessa loja é ser facilmente encontrada na cidade. Chega a ter mais de uma unidade em uma mesma rua, como na Champs-Élysées, por exemplo.

Como eu disse, não posso dar o endereço porque são várias lojas. Porém, como é uma grande cadeia, há o site para quem quiser saber mais. http://www.briochedoree.fr/

É isso! Indo a Paris, não deixe de visitar uma dessas lojas...

Até a próxima.

6 comentários:

  1. conheço a primeira loja que vende os macarrons sao uma delicia mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma delícia mesmo... eles são facilmente encontrados em Paris, mas nem todos têm a mesma qualidade... os dessa loja, são realmente maravilhosos! bjs

      Excluir
  2. Que post mais delicinha!!!Dá vontade de entrar em todas as lojas assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... dá vontade mesmo, viu? Se este post tivesse cor, certamente seria amarelo com bolinhas coloridas... não tenho dúvida!

      Excluir
  3. Curioso perceber como o que é escrito aqui, vive, tem movimento, memória...!

    Hoje, estava assistindo um telejornal, e uma das reportagens foi sobre a nova sensação-gostosura no sul do Brasil. São os macarons! Lá, tem ficado tão comum quanto na França.
    Coloridos e com pinta de serem deliciosos, estão substituindo os bem-casados e virando lembrancinhas de aniversário.

    Ah, e tem a receita! E a expert em macaron dá várias dicas para ficar divino! Vc podia experimentar esta receita... rs e se der certo, divulgar!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Pat... vc é sempre tão delicada nos seus comentários. Parece q pensa cuidadosamente em cada palavra.
      Sobre os macarons, eles são mesmo uma sensação! Eu devo confessar aqui, em primeira mão, que eu já testei uma receita, pois a intenção era colocá-la no blog, mas não deu certo. Vou tentar outras, mas ainda não tive tempo e coragem de correr o risco de perder outra fornada...rs... mas vc comentou da receita, porém não me passou! Estou aguardando para poder testar, ok? bjs

      Excluir