quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bege?!

Quem me conhece sabe o quanto sou fascinada pelas cores. Todas elas. Uso com frequência os nomes das cores para designar algumas coisas. Há quem ria de mim exatamente porque costumo definir com precisão os seus tons. Minha mãe, quando faz seu patchwork me pede ajuda para combinar os tecidos, e ela já aprendeu que nem todos os tons da mesma cor, são da mesma "família". Por exemplo, o verde-água, que é ligeiramente puxado para o azul, não combina com o verde-bandeira, que é um tom mais puro, ou voltado um pouquinho para o amarelo. Eu sou assim. Sou detalhista, meticulosa, observadora quando o assunto é cor. Fico extasiada quando entro em uma loja e vejo os objetos dispostos em "color code", ou seja, naquela arrumação perfeita em degradê! A vontade que eu tenho é comprar um de cada cor, para guardar na minha casa do mesmo jeitinho. Mas é só vontade! Passar disso é loucura!
As cores, para mim, ajudam a definir sensações, impressões... uso as cores até mesmo para definir sons... cheiros... pessoas. Sim, as pessoas têm cor... e isso nada tem a ver com o tom da pele ou dos cabelos, mas da "alma". Já experimentou fazer isso, atribuir cores às pessoas?
Sempre usei os tons bege e cinza como sinais de falta de personalidade, ou, melhor dizendo, sinais de alguém que não se altera com muita coisa. Como sabemos, essas duas colorações são neutras (lembra das aulas de Artes, em que a gente aprendia sobre as cores quentes, frias e neutras? Então, vem daí!) e, por isso, cores que não "alteram a paisagem". Pois qual não foi minha surpresa, quando descobri que Paris é uma cidade bege! Não no sentido figurativo da coisa, mas no sentido LI-TE-RAL! Paris é completamente bege. Suas cores variam do bege ao marrom, mas é só! Isso provocou uma mudança radical nos meus conceitos, pois, como um lugar pode ser tão impressionantemente belo e causar tantas sensações maravilhosas sendo absolutamente monocromático!? Você, leitor, que nunca esteve por aqueles lados, pode estar achando que eu estou exagerando, mas eu vou provar o que estou dizendo com algumas fotos. Observe você mesmo!

Vista do Louvre

Saída da Estação do Metrô Ópera

Prédio Residencial perto da Ile de la Cité

Vista Panorâmica da Torre Eiffel

Prédio Comercial perto do Palais Garnier (Ópera)
Percebeu? Todos as construções são em tons de bege e marrom. Até mesmo a Torre Eiffel, que eu pensava ter a cor das ferragens, é igualmente pintada de marrom claro.
É quase inacreditável, mas o fato é que Paris não é menos encantadora ou sem personalidade por ser toda em bege. O que eu concluí é que de tão generosa, ela se mostra uma tela para que cada visitante projete nela as suas próprias cores. Isso faz daquela cidade o cenário perfeito para que todo mundo construa sua própria história.

Ps.: Curiosamente, a minha cor para o réveillon desse ano, foi bege! Coincidência ou oportunidade de mudança de postura? Acho que um pouco de cada.

Até breve!

14 comentários:

  1. Eu sou meio bege, né? Acho que combino com Paris!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah... vc é colorida, vai... mas td bem... vc combina com Paris, afinal ela é neutra! rsrsrss

    ResponderExcluir
  3. Definir sensações com cores é uma coisa comum pra mim, mas pessoas, nunca tinha pensado nisso! É mesmo possível? Vou até experimentar!
    Pois é... quem diria... Paris é bege! Logo bege que, como já foi dito por vc, é uma cor "nada". E Paris é tão tudo!
    Adorei as fotos! Lindíssimas! O que faz valer a ideia da sua conclusão de que cada um tem uma Paris particular, uma Paris pintada com as cores da sua história, da sua viagem!

    E por falar em cor, me lembrei daquela vez que começamos a discutir as cores dos nossos medos, lembra?!

    Também me fez lembrar do post sobre cores para o reveillon! A minha foi amarela!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a definição de "uma Paris particular para cada pessoa"... um luxo! rs

      Excluir
  4. Vou ter que mudar meus conceitos! Surpreendente! Para começar, vou dizer que nosso encontro, hoje à tarde, foi bege, ou seja, maravilhoso como Paris!
    Estou bege! (Ou seja, estou feliz da vida!) rsrsrrsr
    As fotos são lindas e de fato comprovam: Paris é bege!
    Patrícia Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... acho que teremos que inventar um novo tom de bege... que tal Bege-Paris? Assim não temos dúvida de que estamos falando de algo bom!
      Então...Paris é ou não é bege? Eu disse...rs
      bjs

      Excluir
  5. Adorei isso de dar comida para os peixes! Agora Jonas tem uma forte concorrente! Sempre que eu entrar, vou alimentá-los! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... pois agora são 3.. vc, o Jonas e a Luciana!!! rsrsrs

      Excluir
  6. A propósito, que cor você acha que eu sou, Cris? Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Patricia... as pessoas não são de uma determinada cor... elas têm momentos. Mas se eu tivesse que arriscar uma pra vc, seria azul royal com bolinhas minúsculas pink. Doce, romântica, porém viva e animada!

      bjs

      Excluir
  7. Tá aí, mais uma tonalidade: "bege-paris"! Gostei disso!!!

    ResponderExcluir
  8. é... esse tom é sofisticado, envolvente... chique! rs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Cris! Adorei a definição de cor que você escolheu para mim! Fiquei emocionada! Também adorei o bege-Paris!
    (Olha, acabei de alimentar os peixes!)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Patricia... é assim que eu te vejo! E obrigada por dar comida aos peixes... menos um trabalho pra mim... kkkk... bj

      Excluir