quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A gente quer comida, diversão e arte!

Alguém, em certo momento, disse que Paris é uma cidade de "dimensão humana". Os pontos principais da grande parte histórica podem ser acessados à pé. Se pararmos para pensar, nem é uma grande descoberta já que na época em que estes monumentos foram erguidos, os transportes não eram assim tão variados e eficientes quanto os de hoje. No entanto, não é menos impressionante que a cada "esquina" se encontre algum monumento de tirar o fôlego. São tantas estátuas e edifícios lindos, tantos museus e exposições em praça pública, que mal sabemos para onde olhar. Não conheço assim tantos lugares pelo mundo, mas me arriscaria a dizer que um dos maiores patrimônios artísticos e culturais da humanidade encontra-se lá. Talvez você, leitor, me interprete de maneira "torta", mas a questão é que Paris concentra tantas manifestações de talento que elas quase se "banalizam". Você vira a cabeça para um lado e se depara com um Van Gogh... vira para o outro e lá está um Monet gigantesco à sua frente. São tantas as obras, e tão variadas, que mal conseguimos dar o devido valor a cada uma delas.
O Museu do Louvre é, sem dúvida, a grande vedete dos museus parisienses, por sua popularidade. Eu, pelo menos, nunca ouvi dizer que alguém, ao ir para lá, estivesse louco para visitar o l´Orangerie, por exemplo. O Louvre é impressionante por seu tamanho, suas obras super famosas e pela imensa generosidade de permitir que o turista fotografe tudo (ou quase!) dentro dele. É o primeiro museu de grande importância que eu conheço, que deixa fazer isso! Mas não podemos esquecer que Paris tem outros espaços destinados às Artes. E não são poucos!
Como disse, o Museu l´Orangerie, também concentra alguns dos mais famosos quadros já feitos. Ele fica próximo ao Louvre e lá você pode encontrar as "Ninféias"... paineis gigantescos pintados por Claude Monet. Além delas, você verá algumas obras de Pablo Picasso, Paul Gauguin e Henri Rousseau. É um pequeno museu, mas vale a pena dar uma chegadinha lá.
Depois, vem o Musée d´Orsay. Este é maior e, em grau de popularidade, talvez só perca para o Louvre. É um museu mais "tradicional", com obras variadas dentro dos mais diferentes estilos. "A Ponte", do Monet, está lá. Aliás, há dois quadros delas. Além destas, há vários Renoir, Rodin, Van Gogh e muito mais. Até a "Pequena Bailarina de 14 anos" de Edgar Degas, está no d´Orsay.
Musée d´Orsay
O show já começa na entrada. Há algumas esculturas de animais no entorno do Museu. É preciso também ter paciência, pois a fila é grande. Mas vale a pena esperar!
Frente do Museu
Outro lugar que é bacana dar uma chegadinha é o Centre Pompidou. É um grande museu de arte moderna e contemporânea. Não há nomes tão famosos, nem as obras são de datas longínquas, porém há algumas coisas legais para se ver por lá. Tudo é muito colorido e os espaços são recheados de peças para lá de criativas.

Há diversas manifestações de arte. Esta, conta uma história toda com letras de metal, presas em um fio condutor. Muito legal!
Delicadeza
E esta, então, foi a que mais me chamou atenção, pela sua genialidade. Infelizmente não tomei o cuidado de registrar o nome do autor, mas certamente, rendo a ele todas as homenagens, pois é, simplesmente FA-BU-LO-SO!
Dois círculos de um material semelhante a uma fita plástica dançam no espaço, sem encostar em nada, apenas suspensas por um exaustor. Viva, simples, genial!
Inacreditável
Além destes museus há muitos outros. Não fui a todos, pois o clima não ajudou muito e, pela primeira vez em Paris, eu precisava dividir o tempo com outras atividades igualmente fascinantes. Existem ainda o Museu Rodin e o Marmottan, que juntamente com o l´Orangerie forma um conjunto de museus impressionistas. Próximo a Paris, ainda há a casa de Monet, em Giverny, onde se encontram os famosos jardins retratados por ele. Como fui no inverno, não fiz estes passeios, pois seriam mais adequados em uma estação mais amena.

Espero ter despertado (ainda mais!) sua vontade de conhecer Paris...

Até a próxima

9 comentários:

  1. Adorei Cris!! Bjs Linda!!
    Juh Pereira

    ResponderExcluir
  2. ah, obrigada, Juh! Venha sempre que tiver vontade... vc é uma querida! bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu já sinto, há tempos, uma vontade enorme de conhecer Paris. Agora, então!
    Beijão, Cris!
    Patrícia Pereira

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Patricia, vale muito a pena ir até lá. Cada rua conta uma história... há tanto ainda por falar, que tenho até medo de ficar cansativa! rs...

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não vai ficar cansativa, não. Ouvir você falar de Paris é como colocar lenha para alimentar meus sonhos! Conte-nos tudo!

    Patrícia Pereira

    ResponderExcluir
  6. Lendo vc e me maravilhando com as fotos, percebo que a cidade tem qualquer coisa que transcende o entendimento comum, tanto no campo das ideias que supõe esse ar desconhecido, e que se reflete tão bem nas suas palavras (o que já não me surpreende...) quanto no que se vê... no que se vê e no que se encanta...!!!
    Paris tem um pouco de vc, mocinha... Meio ousada, meio fora do comum, meio cativante, meio desprendida, meio multicultural, meio todo mundo, meio inteira!

    Neste blog tem mais espaço... A gente quer mais Paris!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. à Patrícia (com acento!) e à Patricia (sem acento!) meus sinceros agradecimentos, meu carinho e a minha vontade de escrever sempre mais no blog. Ler seus comentários, alimenta a minha fantasia de tornar este espaço uma caixinha mágica de sonhos... e palavras! Que a gente possa tornar o mundo mais colorido... sempre!

    ResponderExcluir
  8. Ah, lindo lindo e lindo,já viu Meia Noite em Paris ?
    É muito bom, e fala sobre literatura, eu adorei e acho que você também vai. Beijos
    Karina Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, Karina, claro!!! Mas estou querendo ver de novo, pois agora terei outra visão de Paris, né. Outro filme que estou querendo muito rever é "O fabuloso destino de Amelie Poulain".Já viu? É fofíssimo!
      bjs e obrigada pelo comentário.

      Excluir