quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Dama de Ferro

Posso considerar um grande feito! Fui a Paris pela primeira vez, escrevi sete posts sobre a viagem e nenhum deles falou sobre a Torre Eiffel. Não porque ela não valesse a pena ou porque seria assunto esgotado, mas porque estava buscando maneira de falar dela com toda a importância que ela merece!
Só quem já esteve à sua frente é capaz de dimensionar a sua imponência. Fotos, vídeos ou qualquer outro tipo de registro não são capazes de tanto. É óbvio que ela é enorme, e disso, temos uma noção. Mas é apenas noção! A grandiosidade física e simbólica que ela tem impressiona. Não há como passar por ela sem notá-la e, por que não dizer, se emocionar. Lamento por quem a vê todos os dias, por quem nasceu aos olhos dela, pois não sei se ainda sente o mesmo fascínio do visitante.
A torre é uma imensa escultura de ferro... fria, rígida, estática. Entretanto, aquele monumento (que, para quem não sabe, foi feito para durar pouco tempo e então ser desmontado!) tem alma. Carrega em sua estrutura um pouquinho do coração de cada um que se dispõe a subir nela. E assim como seu lugar de origem - Paris - mostra sua generosidade ao servir de meio para que as pessoas apenas curtam o visual que ela, ao longo de seus muitos anos, contempla diariamente.
A Dama de Ferro faz justiça a seu título uma vez que consegue mostrar em sua gigantesca construção uma delicadeza que lembra os bordados mais finos. Sua estrutura é toda "rendada", toda trabalhada!
Tive medo de ir até o topo. Foi um imenso desafio para mim. Mais um desses que a gente vence para poder sentir o gostinho de desfrutar dos benefícios. A torre tem 324 metros de altura, ou seja, equivale aproximadamente a um edifício de 100 andares. Não sei se a ignorância era só minha, mas eu não sabia que havia possibilidade de ir até o topo. Tive muito medo. Mas posso assegurar que depois da incômoda sensação de se perceber em um lugar tão alto, o único cuidado a se tomar é mesmo colocar muitos casacos, já que no inverno lá em cima é ainda mais gelado e o vento, mais cortante. 
Bem, o que eu tenho para falar sobre ela se encerra aqui. Agora, as imagens dessa linda senhora. Imagens que falam por mil palavras.






Precisa falar mais alguma coisa? Acho que não...
Obrigada a você que embarcou comigo nessa viagem!
Com este post eu encerro a série de textos sobre Paris... ou não!


Até a próxima.

2 comentários:

  1. Você falou muito bem o que ela representa.A primeira vez que a vi fiquei alucinada,queria passar toda hora na frente dela so para admira-la.Olha que depois mesmo antes de casar e ir morar em Paris fui varias vezes a França e nunca deixei de admira-la.Vc acredita que so fui subir ao topo na terceira vez que fui a Paris?Acredite se quiser.minha sogra fala que nao consegue ver graça neste monte d eferros mas eu descordo,como vc falou a arquitetura é fantastica e é impossivel nao gostar.No meu apt tem uma que ilumina e toda vez que sinto saudades da terrinha acendo e fico viajando .Eu ja estou louca pra ir la novamente e poder vê-la pessoalmente.La em cima tem um restaurante muito bom nao sei se teve oportunidade de ir mas vale a pena conhecer.Milena

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Milena... é realmente alucinante! É muito mais do que eu poderia imaginar. Eu fui ao topo, como disse no post, mas ao restaurante que vc falou, quem sabe na próxima? Vc exemplificou muito bem o que eu quis dizer com o "triste" costume de quem a vê todo dia, com as palavras da sua sogra. Ainda bem que para mim (para nós!)ela continua sendo a grande "Dama de Ferro". Bj... adorei a visitinha.

    ResponderExcluir