quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Música pra que te quero...

A música é algo mágico. Eu tenho uma relação estreita com ela. Estreita e incomum. Estudei música quando pequena. Talvez tivesse ido longe, tinha aptidão para isso. O que me faltava era disciplina e perseverança. Mas eu não estou aqui para falar dos aspectos "técnicos" da música. Eu estou aqui para falar das reações que ela provoca.
No começo do texto, disse que tenho uma relação incomum com a música. Incomum porque posso passar dias sem tocar em uma única canção que eu tenha por perto. De repente, eu me lembro de alguma frase e tenho vontade de ouvi-la. E dela vou pulando para outra, para outra e quando vejo, passo horas assim. Minha mãe diz que eu puxei isso do meu pai. Ele é igual.
Se você, caro leitor, prestar um pouquinho de atenção, verá que eu uso muitos trechos de músicas nos meus textos aqui do blog. Muitos dos títulos dos posts, são frases tiradas de uma música aqui e ali.
Assim como os cheiros, as músicas são capazes de despertar as mais diversas memórias... e um sem número de outros sentimentos e sensações que, muitas vezes, nem são conscientes.
Digamos que hoje eu tenha tirado o dia para "hibernar". Como se precisasse passar por uma espécie de "portal" entre os dias maravilhosos que passei em Paris, e a vida real... (pobrezinho do meu namorado caiu de paraquedas no trabalho... sem tempo pra se acostumar!). Tive vontade de dormir o dia todo e, de férias, tive a possibilidade de colocar isso em prática. Mas, não pense que fico feliz com isso... como já disse em outro post, dormir, pra mim, é perder tempo! O fato é que, pelo sim, pelo não, gastei quase todo o meu tempo de hoje descansando... me dando o direito de manter o desânimo, a vontade de fazer nada, a conhecida condição humana da inércia!
E, de repente, com o cair da noite (e o despertar da consciência!) me veio à cabeça uma música que eu não escuto há tempos... música esta que nem sei cantar direito, mas que me remete a um astral maravilhoso. É aquela mais ou menos assim: "tudo vai mudar, quando essa luz se acender, você vai me conhecer, vai me ver de um jeito que nunca viu." (Acabei de ver na internet que essa música se chama "Soul de Verão" e é da Sandra de Sá... na verdade é uma versão da música "Fame" do filme de mesmo título). Pois essa música me acordou... não no sentido literal de abrir os olhos, mas no sentido de perceber que o "inverno dos meus dias" tinha acabado... e, como em toda primavera, a vida flui... é hora de sair.
Como disse anteriormente, para mim, uma música leva a outra... e a outra música que me ocorreu, pois tem o mesmo astral (na verdade me lembra liberdade) é essa que eu sigo com a letra abaixo:

Eu vou torcer
(Fernanda Abreu*)

Eu vou torcer pela paz
pela alegria, pelo amor
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou

Pelo inverno, pelo sorriso
pela primavera, pela namorada
pelo verão, pelo céu azul
pelo outono, pela dignidade

Pelo verde lindo desse mar,
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou

Eu vou torcer pela paz
pela alegria, pelo amor
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou

Pelas coisas úteis que você pode comprar com 10 reais
pelo bem estar, pela compreensão
pela agricultura celeste, pelo meu irmão
pelo jardim da cidade, pela sugestão

Pelo amigo que sofre do coração,
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou

Eu vou torcer pela paz
pela alegria, pelo amor
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou

pela alegria, pelo amor (eu vou torcer pelo amor)
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou (eu vou torcer)
pelas coisas bonitas eu vou torcer, eu vou (eu vou torcer)

Eu vou torcer pela paz (2x)
Eu vou torcer pela paz, pelo amor, pela alegria, pelo sorriso
Eu vou torcer pela amizade pelo céu azul, pela dignidade

Eu vou torcer pela paz (pela paz,pela paz)
Pela tolerância, pela natureza, pelos meninos, pelas meninas
Por mim, por você, eu vou torcer
Eu vou torcer

* Esta música é de Jorge Ben Jor, mas eu a conheci cantada pela Fernanda Abreu.

Espero que te inspire como a mim!

Até

2 comentários:

  1. Caramba, que texto mais delicinha! Traz a tal sensação de pulmão arejado!
    Se aqui, tivesse o botão "curtir muiiiito", eu o usaria, com toda a leveza do meu pulmão arejado!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. O mérito é da música... ela é que provoca tudo isso na gente!

    bjs e desejo que continue com essa sensação por mto tempo!

    ResponderExcluir