segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Torta de Nozes

Algumas comidas são muito características das festas de fim de ano. Cada família tem as suas. Isso faz parte da tradição, dos antepassados, dos gostos já adaptados à nossa realidade. Na minha casa, entre as rabanadas e o empadão, a torta de nozes da minha avó sempre esteve presente de alguma forma. Os anos vão passando, muitas coisas mudando, mas o tal bolo é presença garantida. Às vezes aparece no Natal, às vezes no Ano Novo. Aprendi a fazer a torta, e comecei a modificar umas coisinhas, aqui e ali.
Até um tempo atrás, artigos como nozes, damascos, castanhas e cerejas, só eram vistas mesmo nessa época. Hoje em dia, são encontrados facilmente em qualquer período do ano. Resolvi, dessa forma, reproduzir a tal sobremesa mais vezes, então para comemorar aniversários ou para fazer um carinho em quem adora. E não é que o tal do bolo faz sucesso mesmo? Por isso, atendendo a alguns pedidos de pessoas que já comeram, resolvi colocar aqui a receita do que eu fiz para este Natal. Que tal preparar uma igual para a passagem do ano?

Torta de Nozes

Massa:
6 ovos (se forem muito pequenos, coloque 7)
6 colheres de sopa (cheia) de açúcar
2 colheres de sopa (cheia) de farinha de trigo
3 colheres de sopa (cheia) de farinha de rosca (aquela mesmo de pão triturado)
100g de nozes trituradas (aproximadamente 15 nozes)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de margarina ou manteiga
100g de nozes trituradas (aproximadamente 15 nozes)
10 gotas de essência de nozes (opcional)
1/3 de xícara de leite
5 colheres de sopa de creme de leite

Cobertura:
3 claras
1 1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de creme de leite (opcional)
Nozes para decorar

Comece o preparo pelo recheio, pois ele deverá ficar frio para ser colocado no bolo.

Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina, e as nozes. Mexa sem parar, até começar a desgrudar da lateral da panela. Isto vai levar alguns minutos. Acrescente o leite e a essência, misture bem e continue mexendo até desgrudar novamente (quando se coloca o leite, fica um pouco mais líquido, por isso precisa esperar engrossar de novo!). A consistência é a de um brigadeiro de colher. Não deixe ficar muito grosso, pois o creme endurece um pouco depois de frio. Quando estiver pronto, desligue o fogo e espere esfriar, e então acrescente o creme de leite. Reserve.

É hora de começar a preparar a massa. Separe as gemas das claras. Se tiver alguma dificuldade para fazer isso, leia o post "um é pouco, dois é bom!", pois lá eu explico como se faz. Bata, na batedeira, as claras até ficarem em ponto de neve. Acrescente as gemas e continue batendo. Coloque o açúcar e deixe bater um pouco mais até ficar um creme amarelo claro.
Como são muitos ingredientes secos, fica mais fácil misturá-los antes de acrescentá-los ao creme de ovos e açúcar.
Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, a farinha de rosca, o fermento e as nozes trituradas. Estes ingredientes serão agregados, aos poucos, ao creme que foi feito na batedeira. Neste momento, não será mais usada a batedeira. Os ingredientes secos serão colocados, uma colherada de cada vez, e misturadas delicadamente com uma espátula, para que o creme não perca a leveza. A massa feita a partir desta receita é suficiente para montar 2 bolos em forma redonda de diâmetro de 25cm cada. Verifique o tamanho das suas assadeiras e faça as adaptações necessárias, alterando para mais ou para menos os ingredientes que serão usados para a massa.


Unte as formas com margarina e farinha de trigo. Ligue o forno quando for colocar as farinhas no creme. Assim, dá tempo dele esquentar um pouco antes de colocar o bolo para assar. Quando distribuir a massa nas formas, você pode colocar mais quantidade em uma do que na outra. Assim você cortará ao meio apenas um dos bolos, o que ficou mais alto. Desta forma, ele pode ser recheado em dois lugares diferentes.
Este bolo não demora para assar. Em cerca de 20 minutos está pronto. Observe se ele já está começando a soltar das bordas da forma e se está ficando douradinho. Ao retirá-lo do forno, já pode ser virado sobre um prato.
Enquanto assa o bolo, é hora de fazer a cobertura. Este marshmallow é a melhor receita que eu já vi desta cobertura. Em uma panela, coloque o açúcar e as claras. Misture bem e leve ao fogo. Aqueça a mistura sem deixar ferver. Retire do fogo e bata na batedeira até esfriar.

O creme vai aumentar bastante de volume e ficará branco e cremoso. Leve ao congelador por uns 30 minutos. Se você preferir que a cobertura não fique muito doce, acrescente o creme de leite. Se preferir o marshmallow tradicional, deixe como está. Esta cobertura vai muito bem com outras preparações e com sorvete, para quem gostar.
Para montar, regue cada parte do bolo com creme de leite. A torta ficará macia, úmida, mas não muito doce. Recheie e cubra com outra metade do bolo. Cubra com o marshmallow, decore com nozes picadas e está pronto.


Não é porque foi feito por mim não, mas esse bolo ficou muito bom. Depois de partido ele fica assim:

                                         

Aceita um pedaço?

Experimente! Você vai gostar...

Até!

4 comentários:

  1. Que delícia!!
    Vou tentar fazer e depois digo se deu certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ja q começou falando de datas... aproveita e fala do q este prato por tras do bolo ja viu! eita estoria p muitos blogs. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, "anônimo", nem tenho condição de falar do prato por trás do bolo... com certeza ele conta muitas histórias... várias que começaram até mesmo antes de eu nascer!!! rs...

      Excluir
  3. E aí, Mari, tentou? Deu certo? Bj e obrigada pela visita! Apareça...

    ResponderExcluir