terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Presente de Natal

Eu adoro dar presentes. Até me arrisco a dizer que gosto mais de dar presentes do que recebê-los. É gratificante ver a expressão de surpresa no rosto de quem abre o embrulho e com os olhos demonstra toda a gratidão pelo objeto recebido. Há também, claro, a situação inversa. O presenteado se esforça para não demonstrar, estampada, toda a decepção pelo conteúdo não ser o que ele esperava.
Escolher presentes é uma arte. Exige sensibilidade, percepção aguçada, desprendimento. Temos uma tendência natural a comprar aquilo que gostaríamos de ganhar, quando na verdade, deveríamos escolher de acordo com o futuro dono. E é aí que a coisa se complica. Como saber o que eles querem? As pessoas não se olham mais. Elas não têm tempo. Convivem horas a fio com o outro e são incapazes de perceber o que, de fato, move aquela pessoa. Não identificam, ainda que escrito na testa, o que faz aqueles olhos brilharem. A audição também é um recurso pra lá de importante! É preciso escutar o que o outro muitas vezes nem diz, para entender o que ele está querendo, desesperadamente, mostrar. Certa vez li uma frase, que de tão simples, torna-se genial. Não sei quem falou, por isso não posso dedicar a autoria aqui, mas era mais ou menos assim: "Não adianta gritar! Os ouvidos têm paredes". É é bem por aí. As pessoas criaram barreiras para si e para os outros, em nome de uma pretensa individualidade e vontade de se saber único, que o que um fala, o outro filtra e joga fora.
Acho que hoje o melhor presente a se comprar é um estetoscópio... pelo menos assim se escuta o que vem do coração!

Até.

5 comentários:

  1. Curioso vc trazer este texto, já que eu, ainda hoje, pensei em ligar para vc e pedir uma sugestão de presente de amigo oculto, já que tirei uma amiga nossa...
    Eu sempre gostei de presentear também. O ritual pela busca de algo que vai surpreender e agradar as pessoas que me são caras, sempre me faz pensar nas histórias que tenho elas. Costumava dizer que presentear alguém é uma questão de memória, de história.
    Gostei tanto deste seu texto. De verdade! Traz uma reflexão necessária para os dias de hoje... Que tipo de relação temos com o outro, que tipo de relação temos nos permitido ter e até onde temos consciência disso? Gostei da sutileza da abordagem, da fundamentação, da "inteireza".
    Parabéns! Vc tem feito uma mistura maravilhosa neste espaço aberto e criativo! Tinha que ser mesmo o seu espaço!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Eu também gostei do resultado... consegui transmitir a informação que eu queria! Fico contente do meu texto detonar uma reflexão. Realmente é isso que eu penso sobre as relações. Sempre tão rápidas, instantânes, superficiais... O que estamos fazendo com o que o ser humano tem de mais precioso que é a qualidade de ser social?
    Amei seu comentário... muito bacana mesmo! Vc arrasa... bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse texto... tem toda razão amiga. As pessoas tem que se escutar mais... acho que sou uma boa ouvinte...rss... o que vc. acha? bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Vc é uma ótima ouvinte! Consegue manter a serenidade mesmo nesse mundo caótico! Vc é uma grande amiga... que bom que gostou do texto! bjs

    ResponderExcluir
  5. Vc. tb. é uma grande amiga!!! bjs. querida

    ResponderExcluir