sábado, 31 de dezembro de 2011

E viva o Rei!

Costumo dizer que sou uma pessoa que se encanta facilmente com as coisas. Dito desse jeito, parece banal, mas não é bem assim! Quando não gosto, não gosto e pronto.
É difícil não gostar de alguma coisa em Paris. Por diversas razões. Talvez a primeira delas seja porque somos, digamos, "programados" para isso. Segundo, porque de fato é uma cidade maravilhosa...e olha que nem é o Rio de Janeiro!
Esta semana tive uma experiência indescritível, ou pelo menos, quase... se fosse mesmo indescritível não poderia estar escrevendo sobre ela aqui... mas deixando o papo furado de lado, estou aqui para falar sobre o Chatêau  de Versailles (aquele mesmo que a gente estuda nas aulas de História como Palácio de Versalhes). Só para dar uma situada, esta foi a residência do Rei da França Luís XIV e foi construído a partir de 1664. Aliás, um comentário muito pertinente sobre esses lados de cá é quando dizemos que a Europa é o velho continente... tudo aqui é encantadoramente antigo!
Voltando ao "castelinho do rei", Versailles é, sem dúvida um dos lugares mais bonitos que eu vi em toda a minha vida... e eu nem mesmo entrei no palácio! Estava um dia muito frio, com um vento cortante, o que tornava o cenário ainda mais belo.
O castelo fica no subúrbio de Paris, e a viagem até lá, em um trem urbano como outro qualquer, já é um grande atrativo para quem gosta de arquitetura de casas. Uma mais linda do que a outra. Ao chegar no local, vemos um "vilarejo" muito simpático, que parece ter parado no tempo.
Quarteirão em frente ao Palácio
Em Versailles, assim como em todos os monumentos históricos da cidade, o dourado dos detalhes é de um brilho estonteante. Conseguimos ver a muita distância as pontas das estátuas ou portões ornados com esta cor. 
Fiquei muito surpresa quando, em frente ao palácio, descobri que a imagem mais vista dele não é a da sua fachada, mas a do seu interior... os jardins, tão famosos, não fazem parte da frente, mas dos fundos do castelo, que, segundo eu li, tem mais de 2000 janelas (você não leu errado! É isso mesmo!).
Portão do Palácio
Esta é a frente de Versailles!

Como disse anteriormente, o grande destaque do local é o jardim que fica nos fundos. São 700 hectares muito bem cuidados que ganham um charme todo especial no inverno, por conta de suas árvores completamente secas.


A poda dos galhos parece ser feita com régua, tamanha perfeição do desenho formado. Há inúmeros caminhos formados pelas árvores e vegetação em geral. Todos eles são abertos ao público e são verdadeiros labirintos. Vale a pena entrar em todos eles e conhecer cada pedaço daquele imenso jardim. É realmente lindo!
Não é lindo?
Certamente este é um lugar que quero voltar... e recomendo a todo mundo, embora já faça parte do roteiro turístico dos visitantes em Paris. Além das árvores, você encontra lindas estátuas, animais e lojas onde se pode adquirir alguma lembrancinha para levar, ou, simplesmente sentar para tomar um café e comer alguma coisinha... bem quente!

Até.

2 comentários:

  1. Ai, nunca tive vontade de visitar esses lugares que TODO MUNDO visita, que fazem parte de todo roteiro turístico. Quando penso em viajar, penso em curtir "cantinhos gostosos" que a gente leva para toda a vida. Enquanto lia, me deu uma vontade danada de estar aí, no jardim, curtinho cantinhos, bem acompanhada (de gente e de café quentinho). Que delicia!!!!! Bjs e continue aproveitando!

    ResponderExcluir
  2. É, Luciana... confesso que relutei muito até ter vontade de visitar Paris exatamente por ser um lugar onde TODO MUNDO vai! Porém hoje tenho cada vez mais certeza de que o que faz um lugar ser ou não especial são os olhos de quem vê! Posso dizer que Paris pra mim, hoje, é um desses lugares especiais.. recomendo demais! bjs

    ResponderExcluir