quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Tiradentes II

Conforme eu anunciei, aí vem a segunda parte (de muitas possíveis!) sobre Tiradentes - MG. Assim como as sequências nos filmes de sucesso não se comparam ao primeiro da série, escrever um segundo texto sobre o mesmo tema corre o risco de não ser, igualmente, tão interessante. Mas se considerarmos que quando se fala de Tiradentes, podemos anexar a isso as cidades de São João Del Rey, Bichinho e vizinhos, essa chance aumenta um pouquinho! Essas cidades que eu citei têm um sério "problema" chamado comida! É impressionante o que se come quando em Minas Gerais. São tantos bolinhos, caldinhos, pãezinhos, docinhos, bebidinhas (sim, tudo no diminutivo porque para quem não sabe, os mineiros falam tudo assim... com o "charmoso" detalhe do final incompleto que fica mais ou menos: bulim, caldim...) que é impossível voltar para casa com o mesmo peso - sugiro fugir da balança por uma semana, pelo menos!
Saindo de Tiradentes e seguindo pela Estrada Real, a gente vai até uma cidadezinha (de uma única rua!) chamada Bichinho. Ela é conhecida por seus artesanatos. Um lugar muito fofo, com várias lojas e locais preparados para um café e um bate-papo. Aliás, isso é uma coisa que merece destaque. Em Minas Gerais, com exceção das grandes cidades, a vida corre em outro ritmo. E não adianta querer apressar o tempo. O negócio é se adaptar, curtir e ser feliz. Se me permite outra sugestão, retire seu relógio. Naquelas bandas você não vai precisar dele para nada! Ao sair à rua, se estiver tudo aberto, você escolhe um lugar, para e contempla a vida que passa diante dos olhos. A hora que tudo fechar, fechou! Simples assim...
Voltando ao caminho para Bichinho, a estrada é de terra e o trecho é pequeno. Apenas alguns poucos quilômetros separam uma cidade da outra, porém, no meio do trajeto, vale a pena dar uma parada. A esquerda de quem sai de Tiradentes, precisamente no marco 3, você vai encontrar um restaurante chamado "Pau de Angu". O nome é estranho mesmo, mas traduz bem o espírito mineiro que paira por lá. O lugar é famoso, indicado pelo Guia 4 Rodas, e sinceramente, vale a pena ir... por várias razões! Aí vão elas:
1 - O atendimento é bem mais treinado do que qualquer outro das cidades dali, porém sem perder o estilo mineiro (uai!) de receber;
2 - Os preços não são caros;
3 - As porções são generosíssimas... bem ao estilo das Gerais;
4 - O lugar é super agradável e o cardápio variado, dentro das especialidades locais.
Está bom, né?
Só para ilustrar, eu e meu namorado, resolvemos pedir uma "entradinha" para começar. Eu, sem querer fazer charme, como pouco, então costumo pular a entrada para poder dar conta do prato principal. Mas a sugestão do menu era um bolinho de mandioca com queijo. Não pude deixar de pedir. E ele, mais fã de carne, pediu uma linguiça fritinha com cebola. O garçom nos avisou que meia porção seria suficiente para nós. Aceitamos a sugestão, mas perguntamos, em média, quantos bolinhos viriam na "meia porção". Ele nos disse que seria algo em torno de 8 bolinhos. Resolvemos por isso mesmo e, se fosse o caso, pediríamos mais depois. Pobrezinho do garçom. Atencioso, mas não sabia contar (rs)... a porçãozinha solicitada veio com, aproximadamente, uns 13 bolinhos. Quando olhei aquilo, imaginei até que estava errado o pedido, mas era isso mesmo! Eu e meu namorado nos entreolhamos, começamos a comer (nota: O bolinho é beeeem apimentado! Peça uma "aguinha" junto!) e, como já era de se esperar, foi impossível pensar em comer o prato principal. O jeito foi pedir os complementos avulsos (arroz e feijão tropeiro) e finalizar com o que tínhamos, porque se fôssemos para a refeição ia faltar estômago! Resumindo: acredite quando eles dizem que a porção serve 4 pessoas.
Importante: Leve dinheiro, pois, se não me engano, eles não aceitam cartão.
Se quiser saber mais informações antes de ir, o site deles é: http://www.restaurantepaudeangu.com.br/
Para não perder o estilo "gastronômico" desse post, não poderia deixar de falar do rocambole de Minas. Na verdade, há várias lojas na região, mas eu indico a que se chama "O Legítimo Rocambole" de Lagoa Dourada, caminho para São João Del Rey. É bem fácil de achar, porque a loja fica mesmo na beira da estrada. O bolo faz sucesso por lá, e a loja é bem preparada para aqueles que querem leva-lo para casa. Eles vendem a fatia, o rocambole inteiro (em torno de R$20,00) ou meio rocambole (em torno de R$12,00). Colocam-no arrumadinho em uma caixa que pode ser facilmente transportada. É um bom presente para levar de Tiradentes.

É isso... da próxima vez que for para aqueles lados, vou tirar algumas fotos para ilustrar esse post... prometo!

Até breve.

4 comentários:

  1. Ai...me deu uma saudade!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dá saudade mesmo! Aliás, esse post eu devo dedicar a vc, Lu, pois eu só estive no restaurante Pau de Angu, pq vc disse que era muito bom! Obrigada... valeu a dica!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Eu já fui lá... gostei muita da comida... bem mineira mesmo!! bjs. ps- ali pertinho tem um museu de carros antigos... é um colecionador que mora por ali... coleciona e coloca em exposição. Vcs. foram? É BEM BACANA, VALE A ESTRADA DE TERRA... bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia, não é? Eu já vi o museu sim, mas não entrei... quem sabe da próxima? Vale a dica... bjs.. adorei a visita!

    ResponderExcluir