quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Organize-se

Sou uma pessoa agitada. Não daquelas que não param quietas em um lugar, ou que não concluem as tarefas que começam. Acho que tenho o pior (pior?) tipo de agitação: a interna! Aquela inquietação que consome, que faz a cabeça dar mil voltas sem sair do lugar. Uma turbulência mental que faz com que queiramos transformar o tempo do mundo em produção... de qualquer coisa! Quando eu era pequena tinha dificuldade para dormir (hoje não tenho mais porque a exaustão toma conta de mim). Na verdade, sempre achei a ideia de "dormir" uma perda de tempo. Costumo brincar dizendo que eu durmo porque minha cabeça entre em curto, de tanto que eu penso. Mas olha só! Você há de concordar (por mais que adore dormir!) que colocar uma roupa especial, arrumar-se em uma determinada posição, esperar uma coisa acontecer, que você não sabe quando será e, que depois de algumas horas, você simplesmente não lembra! É ou não é a coisa mais esquisita do mundo??
Tá vendo como eu sou? Já mudei de assunto!!!!
Retornando...
A ideia de criar um blog, em parte, é para dar espaço - e voz! - a todas essas coisas estranhas e maravilhosas que povoam a minha cabeça criativa.
Posso me considerar uma pessoa habilidosa. Dizem que eu escrevo bem, e além disso sou capaz de inventar objetos, pintar e bordar (literalmente!), cozinhar, recortar, colar, enfeitar. Entretanto, tudo isso, se não obedecer a uma ordem lógica, não funciona. E é aí que o "bicho pega"!
Tenho a nítida sensação de que criatividade se opõe à organização (e a organização é prima-irmã da disciplina). Será que é assim? Será que tem que ser? Não sei... só sei que para mim funciona desse jeito.
Sou tão ruim com rituais, formulários, padrões (concorda que tudo isso é necessário para a organização?) que acabo não conseguindo colocar em prática tudo o que gostaria.
Tenho tanta dificuldade com organização que não consigo, sequer, concluir a agenda de um ano. Lá pelo mês de junho eu já abandonei o "caderninho". Graças a Deus eu tenho uma memória privilegiada... que se conserve assim! (rs)
Certa vez comprei um livro para me organizar. O nome, bastante sugestivo, é "Organize-se". A diagramação do texto também é genial. É feita toda em quadradinhos, com textos curtos, práticos, e com assuntos bastante variados. Digo que é genial, porque deve-se considerar que alguém que compra um livro desses não tem "organização" suficiente para seguir à risca todas as regras, logo, lê-se o que interessa.
Disciplina também é fundamental. Agradeço a mãe que tenho, pois como boa capricorniana que é, tentou de forma magistral me transformar em uma pessoa organizadinha. Tudo bem, ela não conseguiu... mas quem sabe como teria sido se eu tivesse uma mãe como eu? (posso imaginá-la lendo isso e dizendo que eu sou uma exagerada, que eu sou organizada sim, blá blá blá). Ela é que não sabe o esforço que eu faço para manter o mínimo... (rs)
Na verdade eu tenho uma organização pontual. Meus materiais de artesanato são organizados e as tarefas profissionais, também. Mas morre aí!
Voltando ao livro (a esta altura você, pobre leitor já está zonzo com tanto vai e vem!!!)...
Acabei de pegá-lo na estante para dar uma olhada. Descobri que comprei em 2005. Ah! Você pode estar pensando que eu sou uma pessoa organizada já que eu coloco a data de aquisição no livro, mas isso é possessividade mesmo! Meus livros têm 2 V´s (Vai e volta!). São todos devidamente registrados na primeira página com o meu nome completo e a data, para o caso de algum desavisado "esquecer" de quem pegou emprestado. Posso afirmar que o livro é bacana. Apesar dele já ter 6 anos na minha casa (admito: este foi mais um livro que eu comprei porque achei a capa liiiinda!) e eu não ter lido todo, uma dica ficou: Se você não usar uma determinada roupa por 6 meses, significa que ela não faz falta para você, portanto, desapegue e passe adiante!
Como não tenho o intuito de transformar meu blog em um guia de autoajuda, vou colocar apenas umas 5 dicas legais, ok? Quem se interessar, compra o livro, afinal, ele custa caro para ser produzido e eu não estou aqui para promover um "culto" à pirataria.
Organize-se: Soluções Simples e Fáceis para Vencer
Capa do Livro


1. Separe suas coisas em: Coisas que você usa ou aprecia e serão conservadas; Coisas que podem ser dadas a alguém; Coisas que irão para o lixo; Coisas que podem ser vendidas; Coisas que estão fora do lugar certo.
2. Jogue fora sem pensar: Calendários e catálogos velhos; Remédios com data de validade vencida; Ferramentas e utensílios enferrujados; Pés avulsos de meias; Objetos quebrados que não vale a pena consertar.
3. Se você não puder encontrar um objeto em 30 segundos, é porque ele está no lugar errado.
4. Se você tem dificuldade de se livrar de bugigangas, pense bem antes de levar alguma coisa para casa. Aprenda a dizer "não, obrigado" em relação às coisas que não quer ou das quais não precisa.
5. Mantenha uma pequena bolsa com alguns itens necessários em viagens, como escova de dentes, creme dental, fio dental, pente e outros objetos pessoais. Assim não precisará separá-los a cada vez que for arrumar a mala.

Ufa! É isso...

Quem sabe agora eu leia o livro todo!

Até mais.

4 comentários:

  1. Oi Cris,
    Que delícia ler o seu texto. A sua forma de escrever "abraça" o leitor...daquela forma carinhosa que dá vontade de durante a leitura dialogar com as ideias e fazer interlocução com a autora. Continue a escrever. Desta forma, desperta a criatividade e a criticidade, nas palavras do escritor e também toca a quem lê. Sinto-me tocada... preciso organizar tanta coisa...rsrssrs Obrigada pela escrita que desperta!!!!!
    abraços, Vivi

    ResponderExcluir
  2. oi Vivian, que prazer ver o seu comentário por aqui! É uma honra receber estas palavras de você!
    Fico feliz de saber que o texto toca o leitor, pois enquanto escrevo, sinto como se estivesse mesmo conversando. O espaço é um pouquinho de todo mundo que passa por ele, afinal, eu escrevo sobre todas as ondas de informação (e estímulos!) que chegam até a minha "cabeça desorganizada"...rs...
    Venha sempre que quiser. É muito bem-vinda!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mais um livro indicado, que vou ter que comprar!
    Eu sou bem desorganizada... especialmente, com o tempo. Meus planejamentos só dão certo no trabalho, também. Fora de lá...
    Sou inquieta (o que me leva a ser por parte, desorganizada) por querer fazer coisas, tudo ao mesmo tempo, e querer colocar as minhas ideias em prática logo que nascem, o que nem sempre é possível.
    Eu me esforço para melhorar, mas esta sim é uma árdua tarefa rs.
    Adorei as 5 dicas do livro! Com certeza, já ajudou! E se ajudou rs!
    E por falar em nomes e datas nos livros... Bem, tem um seu aqui, desde o semestre passado. Já está na hora de entregar, né? Rs
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Patricia. Que bom que gostou das dicas. O livro é bem legalzinho. Acho que serve para várias fases da vida, já que ele traz o tema em áreas distintas. Sobre o meu livro, viu só como é bom colocar o nome? Assim vc não esquece quem foi que emprestou, e, claro, devolve! ha ha ha.
    bjs... apareça sempre!

    ResponderExcluir