terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Reflexão...

Tem gente que tem medo de fazer o que é preciso para mudar. Tem gente que espera que um milagre aconteça e mude, por elas, o que as incomoda. Fazemos isso com frequência. Aliás, essa coisa de falar no plural "fazemos", faz com que, quem diz, não se sinta sozinho nessa situação, causando, ao mesmo tempo, um certo ar de impessoalidade, de coisa que acontece com todo mundo. Eu falava isso sempre. Até que um dia, minha psicóloga (Sim, eu fiz terapia e recomendo!) me chamou atenção para isso. Eu falei algo do tipo: As pessoas acham que mudar é difícil! E ela me perguntou: As pessoas acham, ou você acha? - Fiquei com vergonha. Falava no plural, como coisa que fica menor porque dividida com os outros, mas a questão é que, nessa horas, o certo é tomar para si a responsabilidade pelas coisas, portanto, recomeçando...
Eu, e acho que muitas pessoas, fico esperando que alguma coisa extraordinária aconteça, ou que o outro tome as atitudes que precisa tomar, para que, finalmente chegue ao fim aquela situação que tanto me incomoda. Eu não percebo, muitas vezes, que sobre o que eu tenho domínio, eu posso agir. Sobre aquilo que eu não tenho, não adianta. Tem uma frase, dentre muitas que eu adoro, que diz: "Quer mudar tudo? Mude sua atitude!" Esta frase é tão genial quanto difícil de colocar em prática. Confesso que preciso exercitá-la mais. Tenho meus momentos de impaciência e frustração (e tá aí uma coisa com a qual eu não sei lidar!), que me rendem enormes incômodos. Preciso aceitar o que tem para mim neste instante, ainda que não seja exatamente o que eu gostaria. Preciso ainda aceitar que o outro, aquele outro que precisa tomar uma atitude, também falha, também tem medo, também tem dificuldade... Preciso aceitar. E como é difícil!
O que verdadeiramente faz sentido, e consola, de certa forma, é que tanto para o bem, quanto para o mal, não há nada que dure para sempre. Porque usando uma outra frase que me "toca" bastante, "A única coisa permanente na vida são as mudanças"... Ainda bem!

Até

8 comentários:

  1. Que bom que gostou e se identificou com ele, de certa forma! Adorei sua visita... apareça sempre!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. "Não deixe para depois o que vocêpode fazer agora!"
    Como você disse: "A única coisa permanente em nossas vidas são as mudanças"...
    Essa é uma das minhas metas para 2012.
    Beijos
    Alice

    ResponderExcluir
  3. É verdade. Confesso que as vezes é dificil apenas sentar e esperar que as mudanças simplesmente aconteçam... sou uma pessoa de ação... então eu pego e faço! Mas... td é aprendizado né, e eu estou aprendendo... bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é, sempre tive consciência de que mudar pode ser uma tarefa difícil... especialmente quando não se "acredita" nela. A mudança nem sempre se mostra a que veio, nem sempre é uma escolha nossa... Mas, a verdade é que ela sempre será necessária. Sempre!
    Ando em uma fase de mudanças, e isso me traz um desconforto "confortável".
    Essa frase ("A única coisa permanente em nossas vidas são as mudanças") é muito vc! Me lembro que foi umas primeiras coisas que me ensinou desde que nos conhecemos!
    Uma beijoca e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Sabe, Pat... o difícil pra mim não é mudar... é desejar uma mudança que não depende de mim para acontecer! Aceitar é o mais difícil... estamos em fase de mudança!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem mesmo que "A única coisa permanente na vida são as mudanças". Essa reflexão "caiu" muito bem para o momento em que "estamos" ou melhor estou vivendo! ....Mudanças, novos sonhos e grandes realizações.
    Fica a dica :)

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Marcela. Se quando as coisas estão bem dá pena de mudá-las, ao mesmo tempo é reconfortante saber que elas mudarão quando não estão bem. Adorei a visita e o comentário... venha sempre! bjs

    ResponderExcluir