terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vai viajar?

Quando você pensa em viagem qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça?

Na minha é "diversão"... tá certo que só isso não basta para sair do conforto da sua casa. É preciso algum planejamento, dinheiro, tempo e uma mala para arrumar! (aliás esta é a parte chata da história... mas eu vou dedicar, nos próximos dias, um post a ela...)
Além dessas coisas aí que eu citei, é importante escolher um destino. Há quem decida que uma viagem só é proveitosa se tiver praia... Há quem goste de aventuras radicais ou prefira ir para paraísos ecológicos... há os cosmopolitas, e os que gostam da paz e tranquilidade do campo. O importante é não ficar preso demais a roteiros e destinos, pois o grande barato de se viajar é sair do lugar comum!
Falando nisso...
Você já foi a Tiradentes - MG? Se a sua resposta é não, o que você está esperando? Este ano estive lá novamente... para quem mora no RJ, fica pertinho. É o roteiro perfeito para se fazer quando só se tem a disponibilidade de um final de semana. Tá certo que não é propriamente um lugar "baratinho", pois eles investem bastante no turismo e, como todo mundo sabe, preços para turista são sempre mais "salgados". Mas não chega a ser um lugar "carérrimo", não. Há opções para vários gostos (e bolsos!). A regra é mais ou menos assim: quanto mais perto da praça é a pousada, mais cara ela é.

Vista Panorâmica de Tiradentes
Para quem nunca esteve lá, Tiradentes é uma cidade pequena, que conserva arquitetura colonial e é um encanto! Com suas ladeiras de calçamento pé-de-moleque (esse é o nome dado a aquele calçamento antigo, de pedras irregulares!) torna-se indispensável o uso de calçado confortável e antiderrapante. Dica: Capriche no visual da cintura para cima, para as fotos saírem lindas, mas nos pés, uma sapatilha firme ou tênis são as melhores opções! Colocar salto, definitivamente, não é o ideal. Tudo bem que há quem não viva sem um saltinho, mas a questão é até mesmo de segurança.
Durante o dia, os turistas que vão e vêm pelas ruas entram de loja em loja para comprar produtos artesanais como: bijouterias, enfeites para casa, chocolates, licores, doces caseiros, imagens de santos... Alguns objetos são tão lindos que parecem feitos para a sua máquina fotográfica, mas atenção: Nem todas as lojas permitem fotografias. Elas indicam a proibição com cartazes nas portas.
Coleção de Namoradeiras (Lindas) !
A cidade parece que parou no tempo! As pousadas, as igrejas, os bares e restaurantes do local... tudo respira história. A pracinha central, com suas árvores frondosas são um convite ao descanso depois de caminhar pelas ruas sinuosas e irregulares.
A noite de Tiradentes também é uma delícia. Nada contra ir para lá quando solteiro, mas a cidade é especial para casais e famílias. Crianças brincam na praça, durante o dia ou a noite, com a tranquilidade que só as cidades do interior têm.
Para curtir a noite há opções de bares e restaurantes com muita variedade no cardápio.

Não é uma delícia de lugar?
Falando em cardápio, me lembrei de 2 coisas. A primeira é que, indo a Tiradentes, coma batata com queijo (trata-se de uma generosa porção de batata frita com queijo gratinado por cima... bom demais!). Tem em vários lugares ao redor da praça. Eu gosto muito de uma específica, mas esqueci o nome do bar (na época eu nem fazia ideia de escrever o blog... se soubesse teria prestado mais atenção, claro!). Outra coisa bem gostosinha por lá é a linguiça na cachaça. Essa, me lembro bem, fica no "Jardins de Santo Antônio". O atendimento, se estiver muito cheio, não é grande coisa, mas acho que vale a pena experimentar.
A segunda coisa que eu ia falar, é sobre o restaurante "Atrás da Matriz". Esse é o nome e a localização dele. Não é dos mais baratos não, mas vale a pena dar uma chegada lá. É um restaurante fino, especializado em bacalhau, peixes e pratos um pouco mais requintados. O ambiente, inclusive, é mais refinado que a maioria dos estabelecimentos da cidade. É um desfecho perfeito para a viagem.

Como eu suspeitava, falei pra caramba e ainda falta um monte... Tiradentes II vem aí! (rs)

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário