segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Um é pouco, dois é bom!

Após alguns pedidos, resolvi "investir" em receitas fáceis aqui no blog. No fundo, no fundo, todo mundo gosta de saber fazer uma coisinha ou outra na cozinha. Confesso que tenho um "fraco" por receitas, digamos, elaboradas. Minha irmã, muito irônica, diz que para mim, quanto mais difícil o ingrediente, mais eu me interesso e, claro, ela exagera ao máximo na hora de falar sobre isso. Ela fala que minhas matérias primas são algo do tipo: "Farinha de rosca de pão francês assado nas primeiras horas do dia de uma primavera florida..." tudo intriga da oposição! (rs).
Não é bem assim... é quase!
Mas, voltando ao assunto, todo mundo gosta de fazer um agrado, de se mostrar competente, de fazer bonito. É tempo de festa, de fazer comidas gostosas, de arrumar uma mesa com capricho e receber as pessoas queridas. Por isso, hoje eu vou postar uma receita fácil de fazer, que fica simplesmente deliciosa (eu, pelo menos, acho!) e é ótima para a sobremesa desses dias que vêm por aí.
O nome é um tanto curioso. Confesso que não sei o porquê dele, nem de onde vem a ideia, mas aí vai!

Sorvete Baiano

1 lata de leite condensado
1 1/2 lata de leite (é só medir na lata de leite condensado)
1 lata de creme de leite (com soro)
4 ovos
2 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de fermento em pó

Creme branco -  primeira etapa do sorvete
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite, 4 gemas e o fermento (o fermento evita que o creme talhe). Para separar as gemas, quebre a casca com cuidado sobre uma vasilha e deixe o ovo cair aparando com a mão. Assim, a gema fica na palma da mão e a clara vai para a vasilha que está embaixo. Em seguida, belisque a gema com a ponta dos dedos já sobre a panela que vai ser usada. Assim, a pele da gema, que dá o gosto desagradável do ovo, fica na sua mão, e não no creme. Repita o processo com cada um dos ovos. (Dica: Quando for quebrar os ovos, reserve duas vasilhas para as claras. Uma delas para quando você quebrar cada ovo e a outra onde ficarão as claras reservadas. Qual a razão disso?  Se você quebrar o ovo na vasilha onde ficarão todas as claras, umas sobre as outras, se um dos ovos estiver estragado, você estraga todas as outras claras.) Leve ao fogo a mistura, mexendo sem parar até ferver. Quando estiver quase em ponto de fervura, ficará um líquido mais espesso, chegando à consistência de um mingau molinho.
Coloque o creme dentro de um refratário (eu usei um refratário quadrado de 20cm x 20cm). Deixe esfriar.


Agora é a vez da segunda etapa do sorvete.




Coloque na batedeira as claras e bata-as até ficarem em ponto de neve. Em seguida, acrescente o açúcar e o chocolate em pó, Bata novamente até ficar um creme homogêneo. Importante: Se você preferir usar achocolatado ao invés de chocolate em pó, não acrescente o açúcar, pois ficará muito doce e não dará o contraste com o creme branco. Acrescente o creme de leite e misture bem com uma colher.


Despeje o creme de chocolate cuidadosamente sobre o creme branco. É importante que esteja frio para que um não misture no outro.


Acrescente o creme de chocolate cuidadosamente
O tempo de preparo é de apenas 30 minutos. Depois leve para gelar por, aproximadamente, 5 horas até virar um sorvete.

Está pronto. Experimente!

Até mais.

4 comentários:

  1. Pior que é verdade:farinha de rosca de pão francês assado nas primeiras horas do dia de uma primavera florida...sua cara, Kika!!!!
    Essa receita é boa demais, mas tem mais a minha cara, não???? Facinha, facinha!!!Agora não estou mais com inveja(rosa)da Gabi!!!

    ResponderExcluir
  2. De fato, essa receita é bem a sua cara, embora, vc tenha capacidade para muuuuuito mais! Aliás, ainda vou colocar aqui qualquer hora dessas a sua receita de escondidinho e de torta veludo... muito boas... as duas! bj

    ResponderExcluir
  3. p baiano mesmo falta dende e uma pimentinha
    desculpa so p perguntar se o hommer ja fez curso ou conhece o http://www.ateliedaimagem.com.br/ ? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, mas já que é doce, pode ir aí um leite de coco! rs
      Não sei dizer sobre a sua pergunta. Vou ver com ele... ou então, deixa um comentário no blog dele...ali do lado... só se identifica pq ele ainda não conhece esse seu "jeitinho incomum" de escrever! he he he... bj

      Excluir