segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Meio cheio ou meio vazio?

Adoro o fim do ano. Parece que todos os problemas vão embora e só as coisas boas são capazes de permanecer. Há quem não veja assim, claro! É aquela velha historinha do copo meio cheio ou meio vazio. Tem gente que se contenta com o que tem. Não que seja uma pessoa acomodada, daquelas que "tudo está bom" mesmo quando não está. Mas são pessoas que valorizam o que foi conquistado. Já as pessoas que veem o copo meio vazio focam a sua atenção apenas no que falta conseguir, como se todo o caminho percorrido até aquele ponto fosse inútil!
Capa do livro
Tem um livro, que eu acho bacana, pois nos faz parar para pensar sobre essas coisas da vida. Chama-se "A Arte da Felicidade" e trata-se de uma conversa entre um psiquiatra americano e Sua Santidade, O Dalai Lama (como mostra na capa!). Em um dos capítulos, e de uma maneira muito simples, ele diz que as pessoas têm um certo "nível" de felicidade que é próprio de cada um. E independente do que aconteça em suas vidas, depois de um tempo, elas retornam ao seu nível inicial. Segundo o livro, foi observado que alguém que recebe a notícia de que tem uma doença grave ou alguém que ganha um grande prêmio em dinheiro, após um tempo de tristeza, no primeiro caso, ou de uma alegria eufórica, como o segundo, ambos voltam à felicidade anterior à notícia.
Daí, eu concluo, que ser feliz não está em ter o que se tem (material ou não). É, apesar do que se possui, ter razões para continuar sendo feliz. Se temos mesmo um "nível padrão", que varia de pessoa para pessoa, o negócio é exercitar e fortalecer essa "musculatura" aí, para que a gente saiba transitar entre as mudanças da vida sem se partir ao meio.
É claro que todos nós temos momentos de copos mais cheios ou mais vazios, mas você tem parado para pensar com que frequência tem visto a sua vida de um jeito ou do outro?

Espero sua resposta...

Ps.: No post "Organize-se" eu disse que tenho o hábito de anotar as datas em que adquiro os livros. Nunca imaginei que isto pudesse me trazer conclusões interessantes! Acabei de descobrir que este, assim como o "A Vida é Bela", eu comprei em 2002. Sendo assim, posso deduzir duas coisas: que eu comprei vários livros naquele ano e que, de alguma forma, eu estava precisando ver a vida de outro jeito, pois ambos falam de assuntos correlatos.

Até a próxima!

5 comentários:

  1. Acho que o meu pote de felicidade vive cheio, graças a Deus! Ás vezes me chateio, me irrito, mas sempre volto ao ponto inicial...
    Adorei!!!! Falando nisso, me empresta esse livro? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Empresto sim, claro. Eu estou com vontade de ler novamente também, mas deixo antes com vc. Meu pote também anda cheio, cheio... rs.

    Adorei o comentário!

    ResponderExcluir
  3. Tem um ditado que diz que escolhemos com o que nos deixamos aborrecer... acho que é bem por aí... talvez se déssemos menos importância pra certas coisas, fossemos mais felizes... ou tivéssemos mais momentos felizes. bjs. Vanessa

    ResponderExcluir
  4. É... engraçado que hj ouvi o mesmo pensamento de outra pessoa. Talvez isso fosse um "recado" do meu coração pra mim. Digamos que hoje eu esteja em um momento "copo meio vazio"... bjs e obrigada pela ajuda... sempre!

    ResponderExcluir
  5. Enche esse copo aí amiga...rss... com um vinhozinho, uma cerveja ou quem sabe um espumante... tim tim... bjs Vanessa

    ResponderExcluir